Projeto Integrador das disciplinas de Língua Inglesa no curso de Letras Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/09/2018

Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos vistos em sala de aula, os professores Erick Kader Callegaro e Manuela Custódio elaboraram, para o 2º semestre de 2018, o Projeto Integrador das disciplinas de Língua Inglesa do Curso de Letras – Português e Inglês, da Universidade Franciscana.

O objetivo do Projeto é estimular no aluno o pensamento empreendedor a partir da criação de uma escola de idiomas. Para essa produção, os alunos realizarão atividades separadas por três núcleos: empreendedorismo, metodologia e prática didático-pedagógica.

O primeiro núcleo diz respeito às estratégias de mercado que são extremamente importantes para a gestão do conhecimento (re)construído nas salas de aula de graduação: o preço de uma aula de língua inglesa em âmbito local e, consequentemente, a diferença entre preço e valor, locação de espaço e sua relação com lucro, estratégias de marketing e venda.

Os eixos seguintes dão conta da aplicação das teorias, debates e análises produzidos em sala de aula para que o discente saiba selecionar, a escolha da melhor metodologia para públicos diferenciados e como aplicá-las em termos didático-pedagógicos.

As apresentações sobre o primeiro eixo ‘Empreendedorismo’ aconteceram na última quarta-feira, 05/09, com as disciplinas de Filologia e Cultura da Língua Inglesa e Inglês IV. Nelas, os alunos socializaram os relatos das visitas in loco em escolas de idiomas de Santa Maria com a descrição das metodologias, preços e valores, estratégias de venda e afins.

Segundo os participantes do projeto, tais atividades estão os auxiliando em relação a própria gestão de conhecimentos, como noções sobre a valorização profissional, empregabilidade, administração, além de refletir sobre conhecimentos pedagógicos e didáticos, propiciando momentos de criação de ideias para a futura empregabilidade.