Projeto de Extensão da Biomedicina realiza ação na Escola Estadual Padre Caetano Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/12/2022

Acadêmicos do curso de Biomedicina da Universidade Franciscana (UFN) promoveram neste semestre um projeto de extensão sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na Escola Estadual Padre Caetano, localizada no bairro Patronato, em Santa Maria. A atividade extensionista foi finalizada no dia 12 (segunda-feira), com a entrega de entrega de kits com doces para os 120 alunos participantes, com idades que abrangem dos 14 até os 24 anos de Ensino Fundamental e Médio.

Inicialmente, os acadêmicos da disciplina de Citologia Esfoliativa, com orientação da professora Francielle Monteiro, elaboraram materiais de apoio, como folders e banners ilustrativos, esses apoios auxiliaram no diálogo com os alunos da escola sobre os principais sinais clínicos, prevenção e tratamento das IST’s. Dentre os questionamentos, os principais foram referentes aos métodos contraceptivos, gravidez, higiene íntima, sinais clínicos das IST’s, transmissão do HIV, vacinação contra o HPV e vida sexual.

Os universitários concluíram que há dificuldades presentes no diálogo com os adolescentes, o que reflete em pouco conhecimento acerca das temáticas abordadas. Durante os encontros, os alunos da escola foram aconselhados a buscar atendimento e orientação nos serviços públicos de saúde.

Texto: Gabriela de Flores Neto / Estagiária de Jornalismo
Foto: Divulgação/Biomedicina