Projeto de Extensão [com]VIDA promove ação em Escola Municipal Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
31/08/2023

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN), por meio da disciplina extensionista de Ateliê de Urbanismo e Paisagismo, e do projeto de extensão [com]VIDA, promoveu nesta última semana uma intervenção artística no muro interno do pátio da Escola Municipal Diácono João Luiz Pozzobon. Através da curricularização da extensão, o curso atua neste território desde 2021, com ações que buscam criar relações entre os estudantes das duas instituições de ensino e contribuir para a melhoria dos espaços do pátio da escola.

A atividade deste ano iniciou no 1º semestre, com a turma do Ateliê de Urbanismo e Paisagismo que realizou visitas à escola e oficinas criativas. Entre os resultados dessa aproximação, surgiu o pedido de pintura do muro e inscrição de palavras significativas, demonstradas nos desenhos dos acadêmicos. No processo de criação da arte foram necessárias a lavagem e pinturas do fundo. Também foram feitas artes decorativas e a inscrição da palavra ’respeito’. A ação foi realizada com o apoio de duas empresas da cidade: a Confiança Construções e Prestações de Serviços, que auxiliou na limpeza e pintura geral do muro e a Discar Tintas, que doou o material utilizado.

Para a docente Anelis Flores, que ministra a disciplina de Ateliê de Paisagismo e Urbanismo juntamente com Juliana Guma, a aproximação da Universidade com os territórios das ações extensionistas, promove muito mais que as trocas de conhecimento. “Permite aos acadêmicos a vivência da responsabilidade social da profissão”, ressalta ela.

O projeto de extensão [com]VIDA colaborou com a intervenção no segundo momento, através da ação Carimbos Urbanos. Onde foram aplicadas no mural as seguintes palavras: afeto, futuro, vida, sonho, alegria e amor. Conforme Marina de Alcântara, professora que coordena o projeto, a inscrição destas palavras, por meio destes Carimbos Urbanos é possível despertar a atenção das pessoas em espaços públicos, provocando uma experiência consciente no espaço coletivo.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Divulgação/ Arquitetura e Urbanismo