Projeto da UFN incentiva reciclagem do plástico em escola de Santa Maria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/12/2022

O ITEC Park da Universidade Franciscana (UFN) recebeu a visita de alunas das turmas de 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para participarem do projeto ‘Plastimaker‘, que tem como argumento para a construção de espaços colaborativos de ensino e da abordagem de práticas sustentáveis na Educação Básica através da reciclagem e do aproveitamento do plástico ao produzirem novos produtos através de materiais que seriam descartados. A ação está conectada ao Projeto de Extensão ‘Ciência e Tecnologia do Plástico: temáticas de ensino colaborativas na Educação Básica’ que é desenvolvido por diversos setores da Universidade e ligadas ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Os acadêmicos Widrian Panzenhagen e Michel Machado, ambos do 5º semestre do curso de Engenharia Química, atuam como bolsistas do Projeto e acompanharam os alunos durante esta primeira visita que realizaram ao ITEC Park UFN. A atividade, que amplia o olhar dos estudantes do Ensino Fundamental sobre sustentabilidade, reciclagem e possibilidades de geração de renda para as famílias, também é voltada para a aprendizagem através do contato destas turmas com o ambiente do ensino universitário.

O momento foi dedicado para que os estudantes pudessem os laboratórios de práticas presentes no Conjunto II da Universidade, entre eles o que abriga as máquinas trituradora e extrusora de plástico. De acordo com uma das professoras envolvidas desde o início nesta atividade, Ail Ortiz, a visita teve o objetivo de apresentar todas as etapas envolvidas no processo de beneficiamento do plástico: ”Desde a seleção das tampinhas, a parte onde acontece a transformação da matéria-prima, além de outras duas estações onde eles puderam entender como produzir um novo material em cima das primeiras produções que são os filamentos e placas plásticas para, enfim, realizar uma produção de joias”.

À frente deste grupo de pesquisa estão os cursos de Pedagogia, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Biomédica, Administração e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT). Todos coordenados pela pesquisadora Janilse Nunes, Diretora de Ensino de Graduação da UFN. O enfoque trazido pelos cursos da UFN aos alunos da rede municipal de ensino e que, em breve, será estendido aos seus familiares é de atentar para a Educação Ambiental com cuidados aplicados aos espaços que habitamos através de aprendizados das áreas de Ciências, Licenciatura, Administração e das Engenharias.

Para a professora de Matemática do E.M.E.F Perpétuo Socorro, Vanessa Zuge, esta experiência prática proporcionada pela UFN representa um ganho educacional na rotina de aprendizagem dos alunos por se conectar aos conhecimentos que vem sendo trabalhados em sala de aula, além de viabilizar o contato direto com o ambiente universitário: “Muitas vezes, para alguns alunos este ambiente de Ensino Superior é até distante de suas realidades. Por isso, estar aqui, conhecer os espaços e conversar com estes professores durante este processo faz com que se sintam presentes e mais participativos. E acredito que isto seja um motivador para continuarem ativos neste projeto e aprendendo cada vez mais. Além de seguirem aplicando os ensinamentos de reuso e reutilização de materiais recicláveis”.

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista
Vídeo: UFN TV