Projeto [com]VIDA realiza intervenção na Praça do Rosário, neste domingo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/12/2018

Acadêmicos dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana, junto da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora do Rosário (AMBRO), convidam a comunidade acadêmica e os moradores do bairro para participar da ação promovida pelo grupo de extensão [com]VIDA, organizado pelos cursos da UFN. A intervenção acontece no domingo, 16 de dezembro, a partir das 16h30, na Praça Hermenegildo Gabbi, no Rosário.

O objetivo da ação é contribuir para o fortalecimento das relações sociais entre os moradores, e promover melhorias na qualidade ambiental e na aparência do Bairro do Rosário, reconhecendo a Praça Hermenegildo Gabbi um ponto fundamental para a identidade do local.

A intervenção proposta pelo grupo [com]VIDA faz parte do projeto de extensão denominado “Qualidade ambiental urbana: um estudo de identidade urbana para o Bairro Nossa Senhora do Rosário em Santa Maria”, que surgiu das necessidades de melhorias no bairro, expostas pela própria comunidade à UFN, em uma pesquisa realizada em outubro

Fazem parte da organização do projeto os professores Daniel Pereyron, Hélen Kerkhoff, Juliana Guma, Marina de Alcântara e Rafael Portella. Os acadêmicos voluntários Caroline Silveira, Julia Naicin, Mariane Farias, Gabriela Coimbra, Luiza Weber, Luise Belochio, Maysson Carvalho, Pedro Souza, Lucas Magoga e Tobias Barros, e a egressa Maria Paula Zanini.

A escolha da praça para a primeira intervenção do grupo de extensão se deu pela constatação de que o local já é um ponto de referência do bairro, sendo também o único espaço público para convívio e socialização dos moradores.

A ideia é reforçar o entendimento de que sentir-se pertencente a um lugar está diretamente relacionado com às experiências que se tem com o ambiente e, com isso, espera-se que os moradores convivam e se apropriem mais do espaço.

A ação “Domingo [com]VIDA na praça do Rosário ” pretende promover uma série de atividades que oportunizem, entre outras coisas:
- A troca de experiências entre todos os participantes, com conversas e roda de chimarrão;
- A confraternização de final de ano da comunidade local;
- A melhoria física da praça, com a limpeza e a pintura das muretas que delimitam o local;
- A integração da comunidade acadêmica com os moradores bairro, através de oficinas realizadas pelos alunos, como mapas mentais, símbolos do bairro, e desenho para as crianças;
- A exibição do documentário QU4TRO Mistérios do Rosário, uma produção da TV OVO.

O que: Projeto [com]VIDA na Praça do Rosário
Quando: 16 de dezembro, domingo, das 16h30 às 19h30
Onde: Praça Hermenegildo Gabbi, Bairro Nossa Senhora do Rosário.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Imagem: divulgação