Programas de Residência da UFN apresentam relatório de atividades Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/10/2021

Foi apresentado no dia 16 de setembro, o relatório semestral dos Programas de Residências (Multiprofissionais e Uniprofissionais) da Universidade Franciscana (UFN) que atuam no Hospital Casa de Saúde, em Santa Maria. A apresentação, feita pelos residentes, ocorreu no auditório do Hospital para os gestores do local, coordenadores do programa, tutores e preceptores envolvidos.

Entre os programas envolvidos estão: Residência em Enfermagem Obstétrica; Residência Profissional em Enfermagem Urgência, Emergência e Trauma; Residência Multiprofissional em Reabilitação Física; Residência Multiprofissional em Atenção Clínica Especializada com Ênfase em Infectologia e Neurologia.

A Residência em Enfermagem Obstétrica, coordenado pela professora Rosiane Filipin Rangel, é destinado aos futuros enfermeiros a fim de qualifica-los para atuarem no cuidado da saúde da mulher nos processos de reprodução, gestação, parto, nascimento e puerpério. Além de orientar as famílias, compreendendo seus aspectos sociais, culturais, emocionais, éticos e fisiológicos. Durante o período de atividades foram realizados: Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR); avaliações obstétricas; assistências a trabalhos de partos, partos e puerpério; cuidados aos recém-nascidos; incentivo ao aleitamento materno e outras ações.

A Residência Profissional em Enfermagem, Urgência, Emergência e Trauma é coordenado pela professora Karine de Freitas Cáceres e também é destinada a futuros enfermeiros com o propósito de proporcionar aos profissionais conhecimentos específicos e qualificados sobre a assistência pré-hospitalar e intra-hospitalar de excelência. Entre o período analisado no relatório, foram realizadas atividades, como o ACCR, atendimentos na área da Traumatologia e capacitações em diferentes áreas de atuação.

A Residência Multiprofissional em Reabilitação Física, coordenado pelo professor Thiago Durand Mussoi, é destinado a recém graduados nos cursos de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Psicologia. O programa tem a finalidade de qualificar profissionais para a atuação em reabilitação mediante práticas interdisciplinares e multiprofissionais que visam o aperfeiçoamento ético, humano e técnico-científico para atendimento integral à saúde de pessoas, famílias e comunidades. Foram realizadas ações práticas, entre elas estão: capacitações específicas de cada área; Round Multiprofissional (discussão de casos clínicos); contrarreferências (continuidade de cuidados pós alta hospitalar); além de outras ações.

Já a Residência Multiprofissional em Atenção Clínica Especializada com Ênfase em Infectologia e Neurologia é coordenado pela professora Claudia Zamberlan e é destinado a recém graduados nos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia. O programa tem o objetivo de qualificar profissionais para atuarem na atenção clínica especializada com ênfase em Infectologia e Neurologia aplicada à promoção da saúde, ao diagnóstico e manejo de pessoas com doenças infectocontagiosas. No contexto Uniprofissional, foram realizadas ações voltadas à recuperação de pacientes e suporte psicológico durante internações. Já no contexto Multiprofissional, foi elaborado um plano de ação com o intuito de capacitar profissionais e humanizar o cuidado, como também facilitar a experiência sobre o processo de hospitalização.

Os Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Áreas da Saúde da UFN constituem-se em ensino de pós-graduação Lato Sensu, sob a forma de especialização com carga horária de 60h semanais. A parceria da Instituição com a Secretaria Municipal de Saúde possibilita a todos os residentes estarem articulados na teoria e na prática com as diferentes áreas temáticas, consolidando assim conhecimento embasados nas políticas sociais fundamentados no eixo norteador do Sistema único de Saúde (SUS).


Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação