Programa de Nanociências Mestrado e Doutorado é a escolha certa para pessoas inovadoras Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/12/2017

O Programa de Pós-graduação em Nanociências está relacionado ao desenvolvimento de conhecimentos pautados em Biociências e Nanomateriais. Dentro deste contexto, estas áreas constituem uma única nova área interdisciplinar do conhecimento, situada nas fronteiras da física, química e biologia. Além disso,perpassam metodologias que empregam ferramentas matemáticas, computacionais e também no campo da saúde.

Como público alvo, o Programa abrange alunos das áreas de: farmácia,biomedicina, nutrição, odontologia, medicina, física medica, fisioterapia, engenharias,computação, física, química, entre outras. Nas linhas de pesquisa dispostas estão: Produção e caracterização e Modelagem de nanomateriais.

A professora Doutora Ivana Zanella, coordenadora do PPG em Nanociências, explica que as inovações que ocorrem, seja na área da saúde, durante o tratamento, prevenção e diagnostico de doenças - assim como em outras áreas -envolvem a produção e manipulação da matéria em escala nanométrica. Segundo Ivana, entender o comportamento desses nanomateriais é um dos o objetivos do Programa.

Os mestres e doutores formados pelo PPG em Nanociências possuem conhecimentos e habilidades em diversas áreas, que podem promover grande impacto na sociedade. A coordenadora destaca que o curso desenvolve trabalhos e estudos relacionados com a produção e caracterização de fármacos nanoestruturados.

Estas pesquisas, segundo ela, podem auxiliar no tratamento e prevenção de doenças neurodegenerativas, por exemplo. Além disso, trabalhos com sistemas nanoestruturados para sensoriamento e filtro de moléculas tóxicas de água, também são importantes para a saúde da população, conforme Zanella.

A busca por soluções inovadoras que resultem em benefícios para a sociedade está na essência do PPG em Nanociências. Este foi um dos fatores que motivou Ana Júlia Figueiró, de 28 anos, a escolher o programa.Outro aspecto está relacionado a possibilidade de aliar o conhecimento prático adquirido na área farmacêutica hospitalar com a pesquisa.

Graduada em farmácia, Julia concluiu o mestrado e atualmente cursa o 5° semestre do doutorado em Nano. Ela elaborou uma pesquisa voltada ao desenvolvimento de uma formulação,com potencial para redução de infecções em cateteres urinários. “A importância deste tema é pelo fato das infecções nestes dispositivos estarem entre as mais comuns no ambiente hospitalar’’, acredita.

Desde a sua graduação,a caminhada acadêmica de Julia foi trilhada no Centro Universitário Franciscano. Ela conta que existe um motivo especial para isto. “Esta instituição eu tenho enorme respeito e admiração, aqui realizei minha graduação e especialização, e durante todos esses anos pude comprovar de perto a qualidade e o ensino de referência’.

Gilvan Ribeiro – estagiário jornalismo