Profissionais da saúde da UFN alertam para a prevenção do câncer de mama Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/10/2018

Alunas do Curso de Enfermagem e o Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da UFN participaram de uma atividade de promoção à saúde da mulher realizada neste sábado, 20 de outubro, no Shopping Praça Nova.

Realizada em conjunto com alunas da UFSM e ULBRA, a atividade teve como foco a prevenção do câncer de mama e foi realizada em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à disseminação de informações sobre o câncer de mama. Este câncer é o segundo tipo mais comum entre as mulheres do mundo inteiro, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial realizada todo ano durante o mês de outubro, e visa a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. A campanha é simbolizada por um laço cor-de-rosa.

A enfermeira e mestranda, Cristina dos Santos De Freitas, participou da ação e atenta para a importância de atividades como esta, que auxiliam na detecção precoce dos casos de câncer de mama em fases iniciais. Assim a paciente tem grandes chances de tratamento e cura, segundo dados do INCA.

Ela também conta que, como profissional da saúde participa de ações como esta, que promovem a saúde da mulher, pois elas proporcionam ter um melhor contato com a comunidade, e dessa maneira, lhes auxiliar em possíveis dúvidas sobre saúde.

“Esse tipo de ação é extremamente motivador para nós alunos, que participamos enquanto profissionais da saúde, pois essas ações nos incentivam a nos mantermos atualizados para orientar e auxiliar a comunidade na prevenção de doenças que possuem tratamento, se diagnosticadas com antecedência”, ressalta a mestranda.

A odontologista e mestranda, Cáren Coronel Da Silva, observa que, apesar de ser um assunto que é de conhecimento geral, a população costuma não dar a devida importância para a prevenção e ignoram as campanhas. Isso, segundo a mestranda, dificulta o processo de diagnóstico precoce. 

Desta forma, quatro alunas dos cursos da UFN estiveram presentes, durante todo o dia, para compartilhar informações e conhecimentos a respeito do câncer de mama, assim como esclarecer possíveis dúvidas.

Cáren, que participa ativamente das ações realizadas pelo mestrado, destaca a importância dessas atividades para o seu crescimento enquanto profissional. “Estas iniciativas enriquecem o nosso ser, nos permitem levar e acrescentar conhecimentos e experiências que nos acompanharão durante a vida”, destaca.

Na ocasião, as alunas levaram para o Shopping Praça Nova aventais que simulam as mamas femininas, produzidos pela aluna do mestrado Maria Luisa Suárez Gutiérrez, que é ginecologista, e os construiu para trabalhar com as mulheres em fase de amamentação. Mas, no sábado foi utilizado para demonstrar o autoexame e como ele pode e deve ser feito regularmente.


Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação