Professores do curso de Letras participam do processo de internacionalização do Centro Universitário Franciscano Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/11/2016
As professoras Mestre Nilsa Reichert Barin e Doutora Valeria Bortoluzzi, do Curso de Letras, estiveram no Departamento de Maldonado, Uruguai, de 14 a 17 de novembro, aplicando os exames orais a aprendizes de Língua Portuguesa de diferentes níveis. A atividade faz parte do convênio assinado com as escolas Instituto Habilitado Hermanas Capuchinas (IHHC), de Maldonado, e Instituto Cardoso (InCar), de San Carlos, no ano de 2000, mas em realização com a primeira instituição uruguaia desde o ano de 1996.

Em 14 de novembro, as professoras realizaram os exames orais com alunos do Liceu Instituto Galileu Galilei, em Piriápolis, tendo atendido aprendizes de primeiro ao quarto ano de Língua Portuguesa. No dia seguinte, Nilsa e Valeria estiveram no InCar, examinando alunos de primeiro ao terceiro ano de Língua Portuguesa, dos níveis jovens e crianças. Em 16 e 17 de novembro, foram dedicados aos exames dos alunos do IHHC, de primeiro a quinto anos de jovens e crianças. No IHHC, as professoras atenderam também alunos particulares que desejam testar sua proficiência no idioma, principalmente antes de prestar o exame oficial do Celpe-Bras (Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros).

Para os estudantes de Língua Portuguesa e as escolas conveniadas, esta é uma oportunidade de receber um parecer informado e especializado sobre como a aprendizagem da habilidade oral está se desenvolvendo. Também os professores Carla Bonifácio e Pablo de Torres, responsáveis pelo ensino da Língua Portuguesa nas escolas conveniadas, recebem atendimento pedagógico durante o ano, conforme estabelecido pelo convenio, e em consonância com o projeto de extensão Português como Língua Estrangeira, coordenado pela professora Nilsa Barin, e que atende intercambistas do mundo inteiro.