Professores do Contexto Amazônico fortalecem parceria com o Mestrado em Saúde Materno Infantil Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/09/2023

Um grupo formado por professores dos Mestrados em Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estiveram na Universidade Franciscana (UFN) em reunião na sexta-feira (1º de setembro) com a coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, professora Dirce Stein Backes e com a professora Cláudia Zamberlan. Durante a oportunidade, a comitiva pode conhecer a infraestrutura da Universidade e os Laboratórios de Saúde, conversar com docentes a respeito das abordagens de ensino e discutir com a equipe diretiva da Pós-graduação sobre futuras ações conjuntas envolvendo trocas de conhecimento entre as Universidades do Sul e do Norte do Brasil, além de promover intercâmbio de estudos entre os acadêmicos.

“É nesta troca de experiências que a gente aprende junto e compartilhamos caminhos que todos nós queremos chegar juntos, que é termos Mestrados de qualidade com notas e avaliação em ótimo nível. Por isso estamos aqui como alunos e como professores, para ouvir e aprender sobre a Pós-graduação na UFN e também para poder colaborar. O objetivo comum é de sempre ofertar o melhor que nossos cursos possam fazer. Assim já trabalhamos esta ideia de solidariedade acadêmica que engloba parcerias e convênios, abrir possibilidades de integrar bancas daqui em Santa Maria e você lá em Manaus”, enfatiza o professor Esron Soares Carvalho Rocha que atua no Programa de Pós-graduação em Enfermagem no Contexto Amazônico da UFAM e é Diretor da Escola de Enfermagem de Manaus.

A professora Dirce Stein Backes amplia o contentamento com a ampliação e fortalecimento desta parceria: “O Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil tem desenvolvido diversas ações de solidariedade com docentes e estudantes do Contexto Amazônico e outros Programas do Norte e Nordeste Brasileiro. Tivemos a honra de receber, ao longo do dia, oito professores de dois Programas de Enfermagem com o objetivo conhecer o nosso Programa em Saúde Materno Infantil, sobretudo, tópicos como a internacionalização, política de avaliação dos egressos, dinamização do projeto Acordo Capes/Cofen, dentre outros aspectos relacionados à organização e autoavaliação do nosso Programa. Foi uma troca enriquecedora, por que nós também aprendemos e ampliamos as nossas fronteiras de conhecimento. Já estamos prevendo aulas conjuntas, participação em bancas e outras ações prospectivas de fortalecimento dos Programas”.

Esta cooperação surgiu após a vinda desta e de outras equipes de docentes universitários de todo o Brasil ao XIII Fórum Nacional dos Mestrados e Doutorados Profissionais em Enfermagem (FROPENF), sediado pela UFN nos dias 30 e 31 de agosto. E a próxima edição do Fórum ocorrerá em 2024 na capital amazonense, durante o mês de agosto, com a coordenação da UFAM.

Texto e Foto: Márcia Pilar/Jornalista