Professores da UFN são jurados de etapa nacional da 27ª Olimpíada Mundial de Filosofia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/02/2019

Docentes do curso de Filosofia da Universidade Franciscana participam pela primeira vez do processo de avaliação da 27ª edição da Olimpíada Mundial de Filosofia.

O grupo, composto por três professores da IES, atuou no júri da etapa brasileira do concurso, que abrange estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas do país. As avaliações ocorreram nos dias 22 de fevereiro e 1º de março de 2019.

Do Brasil, inscreveram-se mais de 30 estudantes, que representam os estados do Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os estudantes participantes têm que redigir um texto com base filosófica, e os professores jurados terão de escolher quatro trechos de textos que comtemplem diferentes temáticas, autores e tradições.

Na primeira rodada, cada texto será lido por um grupo diferente de avaliadores, os melhores trabalhos passam para a segunda rodada, onde serão lidos por uma equipe de avaliadores que não tiveram contato com o texto na primeira rodada. A partir dessa rodada são classificados os dois alunos que irão representar o seu país na competição mundial.

Com a participação, os professores Márcio Cenci, Eduardo Ruttke Von Saltiel e Solange Dejeane, têm a oportunidade de ter um contato mais próximo dos trabalhos realizados pelas escolas brasileiras de ensino médio.

Mas, além de avaliar os trabalhos, os professores da UFN podem analisar as produções de conhecimento filosófico do cenário brasileiro. Segundo Eduardo, a competição serve, também, como uma forma de renovação de conhecimentos aos docentes envolvidos.

“Há textos que são realmente bons, o que nos mostra que o ensino médio está passando por um processo muito positivo de avaliação. E é importante estarmos engajados na consolidação desse movimento de fortalecimento da filosofia no ensino médio”, ressalta.

O professor lembrou que no ano de 2017, dois brasileiros foram premiados nas olimpíadas, que foi realizada no país de Montenegro, localizado no sudeste da Europa.

As olimpíadas são realizadas todos os anos em diferentes países. Neste ano de 2019, a etapa final do concurso será realizada em Roma, na Itália. Isso por que o processo de seleção dos representantes de cada país é por meio de avaliações regionais e nacional.

Texto e Fotografias: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo