Professores da UFN participam de Intercâmbio internacional Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
30/06/2023

A Universidade Franciscana (UFN), representada pelo seu Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Marcos Alexandre Alves e pelo Coordenador do Instituto Franciscano de Humanidade e Espiritualidade (IFEH), Márcio Paulo Cenci, visitaram a Universidade de San Isidro (USI) que está localizada ao norte da cidade metropolitana de Buenos Aires e sediada na província de San Isidro. Foram recepcionados pela equipe diretiva da USI, representada pelo Reitor Enrique de Pérsio; pela Vice-reitora Acadêmica, professora Laura Ocho e pelo Vice-reitor Geral e de Pesquisa e Extensão, Jerónimo Biderman Nuñez.

Uma visita guiada foi realizada na Universidade argentina e os principais pontos de referência da província de San Isidro em termos de cultura, economia, política e religião. Um dos pontos abordados durante este encontro foi o compartilhamento de interesses, potencialidades e perspectivas de futuras parcerias entre a UFN e a USI. Na oportunidade, foram apresentadas as estruturas de funcionamento de ambas Universidades, passando pela oferta de cursos de Graduação e Pós-graduação e possibilidades de intercâmbio envolvendo ensino e pesquisa e, sobretudo, relacionados às áreas das Licenciaturas (formação de professores), Psicologia (social e saúde mental), Comunicação (jornalismo e publicidade), Direito (direitos humanos) e questões relacionadas às humanidades e espiritualidade.

Todas essas áreas de conhecimento estão direta ou indiretamente voltadas para o ensino e a pesquisa, com especial relação com o Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens, ofertado pela UFN. Neste item, que compete ao fortalecimento de ações de internacionalização do Programa, firmou-se um compromisso a fim de se elaborar um plano de trabalho acerca de eixos comuns sobre Espiritualidade, Filosofia, Psicologia, Ciência da Educação e Direitos Humanos. O convênio terá como escopo a promoção em conjunto de eventos científicos, participação em seminários, palestras e bancas de mestrado, intercâmbio de professores e estudantes para realizarem estudos, pesquisa e aprimoramento de idiomas.

Outro assunto discutido foi a parceria para desenvolver estudos e intercâmbios envolvendo o Instituto Juan Carlos Scannone, sediado na USI, e o Instituto Franciscano de Humanidades e Espiritualidade da UFN, que compartilham de interesses, visões de mundo e perspectivas importantes sobre a necessidade de se pensar novos paradigmas para o século XXI. “Principalmente, na perspectiva de que a espiritualidade desempenha um papel fundamental na motivação e na constituição de identidades para uma visão de mundo integradora, sobre quem somos como pessoas e o que buscamos na vida social”, comenta o Coordenador do Instituto Franciscano de Humanidade e Espiritualidade.

Os professores da Universidade santa-mariense foram convidados para participar e proferir duas palestras no Colóquio: a acción educativa y el valor de las cosas, promovido pelo Instituto Juan Carlos Scannone, que contou com a presença de professores da USI. O professor Marcos Alexandre Alves abordou o tema ‘La acción educativa como testimonio ético y respuesta al Otro en Levinas’, e o professor Marcio Paulo Cenci explicitou a temática ‘El valor de las cosas y el lucro: aportes del franciscano Pedro de João Olivi’. “As repercussões das palestras no Colóquio despertaram o interesse dos docentes presentes pelos estudos e aprofundamentos com relação a filosofia franciscana desenvolvida por Olivi e a educação na perspectiva da ética da alteridade”, enfatiza o Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFN.

Outra agenda foi cumprida com a Coordenadora do Departamento de Formação Docente da USI, professora Viviana Afonso, em que foram reforçados aspectos fundamentais sobre a importância da aproximação e colaboração no planejamento de realização de propostas comum, voltadas para a formação universitária, intercâmbio de professores e estudantes, e intercâmbio linguístico entre as Universidades. A partir do diálogo, envolvendo formação docente, identificou-se a presença de desafios comuns, mas também potencial humano para a proposição de alternativas locais e globais.

A visita técnica à USI teve como objetivo central promover um conjunto de ações de internacionalização, ou seja, estabelecer conexões com uma instituição estrangeira, que comunga dos mesmos princípios da UFN, mas principalmente com pessoas interessadas em compartilhar potencialidades para enfrentar os desafios globais que repercutem fortemente em contextos locais. Segundo o professor Marcos Alexandre Alves, “ambas Universidades possuem forte compromisso com o desenvolvimento da cultura científica e inserção na comunidade, além do reconhecimento de que o ensino universitário deve promover o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões a fim de fortalecer a formação do cidadão sustentada na visão cristã”.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal