Professora visitante da Alemanha realiza palestra na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/12/2019

Os cursos de Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil e a Graduação em Enfermagem da Universidade Franciscana estão recebendo desde o mês de novembro a visita da Profa. Dra. Kerstin Hämel, da Univerität Bielefeld, da Alemanha.

Ela está na Universidade Franciscana para conhecer a prática dos serviços de saúde utilizados no Brasil, visto que é cientista social atuante nas mais variadas facetas da enfermagem, e busca uma comparação dos serviços realizados na Alemanha e fora dela, incluindo o Brasil.

Kerstin veio ao Brasil por meio do DAAD, que é uma das maiores organizações do mundo que oferece programas de bolsas para realização de intercâmbios de pesquisadores e estudantes.

Na quinta-feira, dia 12 de dezembro, a professora visitante da UFN realizou uma palestra aberta ao público, com ênfase para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado e Doutorado, da Universidade Franciscana.

Prof. Dra. Kerstin Hämel falou sobre sua pesquisa em saúde pública e serviços de saúde em uma sociedade alemã em envelhecimento - “Public Health And Health Services Research In An Ageing German Society”. Em conjunto à apresentação da pesquisa, a professora explanou sobre como se adaptar ao número crescente de pacientes idosos e crônicos - “How To Adapt To The Increasing Number Of Old And Chronically Patients?”.

A palestra ocorreu na Sala de Videoconferências, localizada no 7º andar do Prédio 16, Conjunto III da Universidade Franciscana.

A estadia da docente alemã na UFN serviu para os estudantes terem um contato com Kerstin que tem uma cultura diferente e ainda, tem conhecimentos diferenciados da área.

"Esse intercâmbio mostra que o Mestrado está inserido no processo de internacionalização da Universidade Franciscana, com forte pilar para a Pós-Graduação", afirmou a coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil, Profa. Dirce Stein Backes.

Viagem Brasil-Alemanha 2020

Kerstin Hämel ainda participou de uma espécie de capacitação, que o curso de Enfermagem e o Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil realizou junto aos professores e estudantes que irão à Alemanha no ano de 2020.

A viagem ocorre anualmente, com objetivo de realizar um intercâmbio científico e cultural ao país estrangeiro e, ainda, aproveitar para observar a gestão acadêmica de algumas universidades do país e os serviços de saúde oferecidos no local.

Ainda, a docente contextualizou os presentes quanto às práticas de saúde utilizadas na Alemanha em relação às utilizadas no Brasil.  Sobre o tempo passado no Brasil, Kerstin destacou a receptividade com que os brasileiros, especialmente os integrantes da UFN, tiveram para/com ela.

"É diferente a maneira como é dada a aula aqui no Brasil. Tive que aprender como falar com os alunos, já que ministrei algumas aulas aqui. É uma troca de experiências. Eu falo o inglês tão quanto vocês, então é de forma simples. E sempre tem alguém disposto a ajudar", relatou a professora, dizendo que a mesma recepção será dada aos visitantes brasileiros, quando realizarem a Viagem Brasil-Alemanha 2020.

Imagens: Mark Braunstein/ Fotógrafo UFN, Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo UFN e Denzel Valiente / Labfem