Professora da UFN realiza projeto social através da arrecadação de lacres e tampinhas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/07/2019

Um caso de amor e cuidado com o próximo fez com que a professora do Curso de Odontologia da Universidade Franciscana, Letícia Dias Machado, junto com a irmã Melissa Dias Machado Flores, também formada em Odontologia e egressa da IES, realizassem um projeto que se estendeu para além das salas de aulas e consultórios.

O “Projeto De Par com a Vida” busca ajudar pessoas carentes através da arrecadação de lacres e tampas de garrafas plásticas, com o objetivo de realizar a venda desses materiais e utilizar a verba para ajudar moradores de rua e crianças necessitadas. Com isso, o projeto tem intuito de incentivar a cultura da sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente.

A ideia do projeto é transmitir um pouco de amor, carinho e solidariedade para algumas pessoas mais carentes, e principalmente, ressaltar os cuidados que devem ser tomados com o planeta, e que essas atitudes possam ser utilizadas como uma forma de exemplo de como cuidar do meio ambiente.

“Buscamos mostrar para as pessoas, e principalmente às crianças, a importância de ajudar o próximo, de poder fazer a diferença, com simples gestos de cuidado e carinho”, explica a professora Letícia.

O crescimento do projeto social vem ganhando mais força a cada dia que passa, principalmente no mundo acadêmico. Os alunos e professores do curso de Odontologia da UFN ajudam na coleta dos lacres e tampas e se solidarizaram ainda mais com a tarefa de ajudar as pessoas necessitadas.

“Além dos alunos, os pais também participam da causa social, e apoiam a participação dos filhos nas ações, que levam consigo um aprendizado de solidariedade, maturidade e, principalmente, uma nova forma de enxergar o mundo”, observa a docente.

Os alunos estiveram presentes na última campanha solidária, que foi realizada pelas ruas de Santa Maria. Os acadêmicos se mobilizaram para arrecadação de dinheiro entre as turmas do curso, para a compra de cobertas e alimentos, e tiveram a ajuda dos seus familiares, que contribuíram para a distribuição dessas doações aos moradores.

A cada semestre, os estudantes organizam um encontro das turmas chamada Unidentes. Esse evento realiza diversos jogos e desafios entre as turmas, e uma das principais provas da gincana, é a arrecadação de lacres e tampinhas que ajudam as turmas a se solidarizarem ainda mais com o projeto.

Os acadêmicos, professores e funcionários da Universidade Franciscana que queiram ajudar na arrecadação de tampas e lacres, podem encontrar pontos de coletas espalhados pela Universidade. No Conjunto I, a caixa de coleta fica localizada na cantina, já no Conjunto III, a caixinha pode ser encontrada no Frade e na Cantina.

Todo material arrecadado é vendido e o dinheiro é utilizado para a compra de cobertores, alimentos e livros para moradores de ruas e crianças. Além de realizar o projeto nas ruas, o De Par com a Vida, realiza eventos em escolas. As ações que acontecem no verão, são voltadas para escolas municipais, e proporcionam a arrecadação e doação de livros e brinquedos, além de proporcionar encontros como a visita do Papai Noel e entre outros.

Qualquer pessoa que tiver o interesse de colaborar com as ações promovidas pelo Projeto de Par com a Vida, pode entrar em contato com a professora Letícia através do Facebook, ou pelo telefone (55) 99151- 5653 ou (55) 98403 - 9397.