Professor do PPGECIMAT participa de conferência internacional pela Educação Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/03/2020

Como representante do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana, PPGECIMAT, o prof. Dr. José Carlos Pinto Leivas participou de compromisso internacional na Universidad Antonio Narinõ de Bogotá, Colômbia, no “X Simpósio de Matemáticas y Educación Matemática e IX Congreso Internacional de Matemática Asistida por Computador”.

As atividades foram concentradas entre os dias 19 e 27 de fevereiro, fazendo parte de um convênio de cooperação educacional entre as instituições de ensino. 

A Coordenadora do PPGECIMAT, Dra Thaís Dorow, acredita que o mais importante em uma participação como esta, é a oportunidade que o prof. Leivas teve de promover a profissão da docência. Conforme a professora, a matemática enquanto ciência tem seu lugar garantido, mas a população precisa enxergar de forma essencial que uma sociedade se constrói pela figura de um professor. 

"Experiências como essas fortalecem as relações entre as instituições envolvidas e divulgam, em âmbito internacional, o trabalho que é realizado no PPGECIMAT, referente à pesquisa, ao ensino e à extensão, o qual prioriza, sempre, a qualidade da formação docente e discente", enfatizou Dorow. 

Como há um convênio entre diversas universidades colombianas, que fornecem os subsídios para levar pesquisadores internacionais para o evento, o professor Leivas ainda foi indicado para visitar a Universidad de la Amazonia em Caquetá-Florência, na qual foi desenvolvido alguma ações:
Conferência para alunos do curso de Matemática e professores de la Universidade de Amazonia (veja fotos abaixo).


Foto acima: Visando a ambientação ao tema, foi realizado painel sobre Educação Matemática Moderna, com os professores doutores Luis Moreno, México e Miguel Cruz Ramires. 

Foto acima: Posteriormente, duas conferências foram conduzidas diante dos temas:
“Geometría y la crisis de los fundamentos: perdidos, hallados y estilos”
 “Cónicas:de las dobladuras a la geometría dinámica”

Foto acima: Visita à Instituición Educativa San Francisco de Asis, com uma palestra motivadora para alunos do ensino médio e professores


Foto acima: Na oportunidade, foi ministrado o minicurso “El transferido y el papel laminado para obtener polígonos por dobladuras”. 

 Foto acima: Oficina para professores.

Foto acima: Visita à Instituición Educativa Jorge Elieser Fatán, com uma palestra motivadora para alunos do ensino médio e professores


Imagens: divulgação / PPGECIMAT


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação