Professor de universidade baiana palestra na UFN sobre Nanotecnologia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/08/2023

O Programa de Pós-Graduação em Nanociências (PPGNanociências) promoveu nesta segunda-feira (22 de agosto), no Conjunto III da Universidade Franciscana (UFN), a palestra ‘O Instituto de Ciência, Inovação e Tecnologia de Nanotecnologia da Bahia, um caso de empreendedorismo acadêmico: como desenvolver Nanotecnologia com poucos recursos financeiros’, ministrada pelo pesquisador Edrian Mania, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia.

O professor e Doutor Edrian Mania integra o corpo docente da UEFS e é Coordenador do Instituto de Ciência, Inovação e Tecnologia do Estado da Bahia em Nanotecnologia (INCITE). Além disso, o pesquisador é membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UEFS e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanomateriais de Carbono (INCT Nanocarbono). Além da palestra presencial, o público também pode acompanhar a troca de conferir a os ensinamentos através de uma transmissão ao vivo pelo canal NanoNetwork no YouTube.

A palestra tratou da trajetória e a motivação do professor que o levou chegar aos seus objetivos, “Abordei os desafios que tenho enfrentado, apesar de eu ter aprendido muito sobre Nanotecnologia, como que eu posso trabalhar com isso em um lugar que eu tenho pouco recurso, pouca estrutura e poucas pessoas para discutir sobre o assunto. Justamente uma forma de motivar outras pessoas a trabalhar com isso mesmo com essa realidade”, comenta Edrian.

O coordenador do PPGNanociências, professor Alencar Kolinski Machado, destaca a importãncia de ter este pesquisador aqui na UFN compartilhando seu conhecimento: “Falávamos muito da Nanotecnologia como a ciência do futuro, acontece que já estamos vivenciando hoje essa ciência, ela é uma realidade. Trazer profissionais que trabalham diretamente com essa área, é de extrema importância não só para a comunidade acadêmica em geral, como para a sociedade como um todo”.

Texto e Fotos: Vitória Gonçalves/Estagiária de Jornalismo