Professor da UFN foi um dos painelistas de evento do MEC, em Salvador Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/09/2023

A fim de debater a retomada referente aos aprendizados históricos das políticas de educação integral já estabelecidas no país e discutir a nova Política Nacional de Educação Integral em Tempo Integral, o Ministério da Educação (MEC) realizou de 4 a 6 de setembro o II Seminário Nacional da Educação Integral. O encontro foi promovido na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, em parceria com uma série de organizações como o Governo Federal e a UNESCO. Uma das pautas tratadas foi a atualização da concepção sobre Educação Integral inserida em um projeto de sociedade radicalmente democrática, socialmente justa, sem desigualdades sociais e ambientalmente sustentável, sempre valorizando as diferenças.

A Universidade Franciscana (UFN) esteve representada pelo professor Marcio Tascheto, do curso de História e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL), que apresentou a Cátedra UNESCO UniTwin – A cidade que Educa e Transforma no painel ‘Campos, aldeias e cidades que educam: Territórios de viver, aprender e transformar’, mediado pela coordenadora da Assembleia de Delegados da UNESCO e docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jaqueline Moll.

Durante o painel, professor defendeu a importância de pensar a dimensão territorial da Educação Integral e sua necessária articulação com os diferentes equipamentos urbanos e sociais. Tanto a UFN quanto a UFBA fazem parte desta Cátedra que busca estabelecer pontes entre o mundo acadêmico, a sociedade civil, as comunidades locais, a pesquisa e a formulação de políticas ao congregar 12 Instituições de Ensino Superior de Portugal, Brasil e Guiné-Bissau.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Foto: Divulgação/MEC