Produções audiovisuais do Jornalismo da UFN são selecionados em Festival de Cinema Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/11/2018

O Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) divulgou as produções selecionadas para a 12ª edição do festival de cinema. Entre elas estão um curta-metragem e um documentário, ambos produzidos por acadêmicas do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana, nas disciplinas de Projeto Experimental e de Cinema II.

O curta-metragem 'Persona' foi produzido durante a disciplina de Cinema II, com direção de Maria Luísa Viana, roteiro de Larissa da Rosa e orientação da professora Maria Cristina Tonetto.

Já o documentário 'Assíncrono' foi criado para a disciplina de Projeto Experimental, com direção e roteiro das alunas Julia Trombini, Tayná Lopes Silva e Emily Costa, e orientação da professora Neli Mombelli.

Autora do roteiro de Persona, Larissa relata que a experiência de ter participado de todo o processo de produção, até ver concretizada a sua ideia, foi surreal. “Para além dessa sensação maravilhosa de fazer parte dessa experiência, a realização desse trabalho agregou conhecimento e ampliou minhas ideias de possibilidades profissionais. Cinema é uma forma de narrativa muito diversa, e eu sou muito grata por ter tido essa oportunidade”.

O SMVC é o segundo evento de produção audiovisual para o qual o curta-metragen Persona foi selecionado, o primeiro foi o Festival Internacional de Cinema Estudantil (CINEST). “Poder colocar o nosso trabalho por aí, e sair dos limites da academia e fazer parte de um evento específico da área audiovisual é uma sensação indescritível”, destaca Larissa.

A integrante do documentário Assíncrono, Julia Trombini, considera de extrema importância a experiência de produzir um audiovisual nesse formato, pois ela oportuniza a vivência prática jornalística.

“O processo foi longo, desde a pré-produção, depois as entrevistas, decupagem, e aí a edição e finalização, mas nós ficamos muito felizes de ter nosso documentário selecionado, porque o festival dá visibilidade para os trabalhos, e essa é a ideia do audiovisual, quanto mais pessoas tenham acesso, melhor”, afirma.

Considerado por Tayná, o trabalho mais exaustivo produzido durante a graduação, ela lembra que durante a produção, houveram problemas técnicos dos mais variados tipos, como cartão de memória estragado e áudio ruim.

“Porém, a ideia de produzir algo bacana e sensível, que representasse vários tipos de pessoas, rotinas e seus tempos sempre prevaleceu em meio ao caos. Ainda mais agora que nós estamos no processo final de graduação. O mês de novembro é nosso último mês dentro da Universidade, então, termos sido escolhidas é como um presente de formatura, é a representação de que traçamos uma jornada bacana, de que cumprimos bem a missão do estudo e da experimentação dentro da comunicação social”, desabafa.

Orientadora do projeto experimental, a professora Neli destaca que a produção do documentário foi feita inteiramente pelas meninas e que todas estão muito orgulhosas por terem sido escolhidas para o Festival.

“Uma característica muito interessante sobre o documentário é o experimentalismo na produção das imagens, elas utilizam a imagem como narrativa e produtora de sentido. Isso porque, às vezes, o discurso junto das imagens de cobertura, acabam produzindo um terceiro sentido. Esse produto delas é uma poesia imagética, que desperta a produção de sentido por parte de quem a assiste”, observa a professora.

O Santa Maria Vídeo e Cinema é um evento já consolidado no calendário cinematográfico da região desde 2002. O festival oferece entre as suas atividades as mostras competitivas de curtas nacionais e de Santa Maria e região, além das exibições gratuitas de longas-metragens ocupando os espaços públicos da cidade, como a Praça Saldanha Marinho, e a Vila Belga.

O tema deste ano é “Atuar e mudar as coisas”, um questionamento sobre como o audiovisual pode ajudar a transformar o mundo. As atividades do SMVC ocorre de 20 a 25 de novembro.

CONFIRA AS SINOPSES DE CADA PRODUÇÃO SELECIONADA

Persona (2018 | Ficção)

Sinopse: Rita (Amanda Pedrotti) é uma jovem com transtorno dissociativo de identidade que possui interferência das suas personalidades nas mais simples de suas tarefas cotidianas. Betina (Marieli Regio), Maria (Maria Luísa Viana) e Madeira (Luciano Gabbi) se manifestam nas ações de Rita inclusive em suas consultas psiquiátricas.
Direção de Maria Luísa Viana e roteiro de Larissa da Rosa

Assíncrono (2018 | Documentário)

Sinopse: Enquanto o tempo é visto como um vilão para alguns, para outros ele é resposta para muitas questões: é sufoco, suspiro e respiro.
Direção e roteiro de Julia Trombini, Tayná Lopes Silva e Emily Costa

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo