Processo de Enfermagem é discutido no I Fórum de Integração do curso Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/12/2019

O curso de Enfermagem da Universidade Franciscana reuniu professores, acadêmicos e profissionais da área para o I Fórum Integrado da Enfermagem.

O evento teve como objetivo discutir os aspectos conceituais e práticos relacionados ao processo de Enfermagem, onde foram realizadas palestras com diversos temas que geraram trocas de ideias entre os presentes no seminário.

Entre os temas, estava a “Sistematização da Assistência de Enfermagem em Terapia Intensiva: Fragilidades e potencialidades”, palestra que foi ministrada pelo enfermeiro Cléton Salbego.

Ele falou sobre a importância da SAE no intuito de organizar o trabalho profissional, promovendo um cuidado humanizado e direcionando as atividades cotidianas do enfermeiro.

 Segundo o palestrante, essa metodologia é desenvolvida a partir da prática do enfermeiro, para sustentar a gestão e o cuidado no processo dos atendimentos realizados pela profissão.

“Utilizando a SAE, o profissional consegue agir de acordo com a priorização, a delegação, gestão do tempo e contextualização do ambiente cultural do cuidado prestado”, observou.

Ainda, Cléton Salbego ressaltou que a partir dessa metodologia, o enfermeiro consegue analisar informações obtidas, definir padrões e resultados decorrentes das condutas definidas, e todos os dados são ser devidamente registrados no prontuário do paciente. 

O I Fórum Integrado de Enfermagem ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 13 de dezembro, no Salão Acústico do prédio 14, Conjunto III. 

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo Assecom


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação