Primeira turma de Medicina se forma nesta sexta-feira, 11/12 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/12/2020

A primeira turma do curso de Medicina da Universidade Franciscana conclui a graduação e realiza sua formatura solene nesta sexta-feira, dia 11 de dezembro de 2020. Devido a pandemia do novo Coronavírus, os 34 formandos colarão grau via plataforma Zoom e a cerimônia será transmitida pelo YouTube da UFN TV e Facebook da UFN, oportunizando que familiares, amigos e professores acompanhem esse momento especial para todos.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina da UFN, Profa. Léris Bonfanti Haeffner, é um momento de muita alegria para o curso como um todo, apesar de não ter o tão desejado abraço e a comemoração merecida pela conclusão dessa etapa tão importante. “A não realização da formatura de forma presencial, em função da bandeira vermelha em que se encontra Santa Maria no distanciamento controlado, foi um verdadeiro balde de água fria para os formandos e para nós, professores. Mas estamos todos muito felizes que os alunos estão se formando. É um momento bem atípico, pois não terá o abraço físico, mas todo o corpo docente está muito contente com essa formatura, principalmente neste momento em que vivemos, de pandemia”, afirma.

Ainda, a coordenadora destaca que boa parte dos formandos já estarão com emprego garantido, fazendo plantão médico em hospitais na semana seguinte em que, de fato, receberem o certificado de conclusão de curso. “Eles saem da Universidade Franciscana totalmente preparados para atuar na área, principalmente, na linha de frente de combate ao Coronavírus, tanto aqui em Santa Maria, quanto nas cidades natal dos estudantes, pois muitos irão retornar às suas cidades para trabalhar”, salienta Léris Bonfanti Haeffner.

Para a Reitora da Universidade Franciscana, Iraní Rupolo, a formatura da primeira turma do curso de Medicina é um marco histórico, pois a formação atualizada e qualificada por este curso trouxe um avanço institucional. “Mediante a interação de professores e alunos a área da saúde ficou fortalecida na ciência, na cultura e na prática profissional. A população santa-mariense e de cidades próximas está sendo beneficiada pela formação em serviço de profissionais médicos que junto com os professores muito contribuem no atendimento resolutivo à saúde. Os novos médicos estão aptos a exercer a medicina com princípios humanitários, científicos e éticos em sua profissão. A Reitoria e a coordenação do curso cumprimentam os formandos, suas famílias, o corpo docente e administrativo por tornarem realidade está formatura”, finaliza a Reitora.

Ao todo, foram 12 semestres de um sonho que agora está muito próximo de se concretizar. Na lembrança desses seis anos de convívio, a turma de 34 formandos levará momentos de risos, de choro e de muita superação. Mas o sentimento que fica é o de saudade. A UFN TV conversou com dois formandos: a Gabrielle, que nasceu em Santo Ângelo, e do santa-mariense Ângelo Pistóia, que abandonou a carreira de jogador de futebol para realizar o sonho de vestir o jaleco de médico. Veja abaixo:

FORMATURA SOLENE ONLINE CURSO DE MEDICINA/UFN:

Data:
11/12/2020
Horário: 18h
Local: formandos pelo Zoom e público (família, amigos, professores, etc) pelo YouTube da UFN TV ou Facebook da UFN.

Conheça o curso de Medicina da UFN

Texto: Carolina Busatto Teixeira / Jornalista UFN