PPGECIMAT participou de Jornada Interdisciplinar para Educação Patrimonial da Quarta Colônia Geoparques Mundial da UNESCO Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/07/2023

A Universidade Franciscana (UFN) esteve presente entre os dias 20 e 22 de julho da ‘V Jornada Interdisciplinar de Formação de Professores em Educação Patrimonial da Quarta Colônia Geoparques Mundial da UNESCO’, por meio de oficinas ministradas por docentes e doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT). O evento ocorreu no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e teve como temática ‘Origens: Conhecer as origens do território da Quarta Colônia em relação à geologia, à biodiversidade, aos povos, tendo em vista a ocupação do território e seus modos de vida e costumes’.

Durante a abertura da Jornada, realizada no dia 20 (quinta-feira), a reitora da UFN, professora Iraní Rupolo, enfatizou a importância dessa contribuição entre instituições de ensino. “Nós temos uma sintonia especial com quem trabalha conosco na educação, seja básica ou superior. É algo que nos estimula, incentiva, instiga, mas também nos compromete. E quando estamos em uma jornada que pensa educação, esse aspecto patrimonial é algo que nos diz que o caminho já está iniciado e podemos prosseguir. Quando se pensa em geoparque é justamente essa construção de ações conjuntas”, finaliza.

Dentre os temas abordados estava a mesa redonda ‘Tecendo a história da vida na Quarta Colônia com os fios da natureza’, com mediação da professora Rosemar Vestena. Para a docente, essa parceria consolida em sua visão de habitante da Quarta Colônia a questão da manutenção da identidade cultural da nossa região. “Foi muito satisfatório os acadêmicos se envolvendo bastante, além de estarem bastante empolgados. A repercussão de estar falando da própria terra de estar vivemos e como nós vivemos, com quem coabitamos foi sensibilizador. Agora nos sentimos mais fortalecidos por reconhecimento e por esse espaço de atuação da instituição do programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática”, destacou.

Para a doutoranda do PPGECIMAT, Veridiana de Carvalho, que ministrou a oficina ‘Centro de Pesquisa Genealógicas (CPG) origens e saberes: formação para docentes dos anos finais do ensino fundamental’, ter o contato direto com os professores nas oficinas proporcionou momentos de aprendizagens e trocas mútuas de saberes. “A jornada deste ano teve o tema Origens, assim a oficina que ministrei trouxe o Centro de Pesquisas Genealógicas de Nova Palma junto com seu acervo como um espaço não formal de ensino sinalizando o seu potencial para o ensino e aprendizagem dos estudantes”.

A UFN esteve presente em uma mesa redonda e seis oficinas, com a programação:

Mesa Redonda: ‘Tecendo a história na vida da Quarta Colônia com os fios da naturaza’ – mediação: Rosemar Vestena (UFN)

Oficina: ‘Quarta Colônia Geoparque mundial da UNESCO: o ensino em espaços não escolares’ – ministrantes: Rosemar Vestena (UFN) e Nícolas Figueiredo (UFN)

Oficina: ‘História, língua e cultura de imigração italiana na Quarta Colônia’ – ministrantes: Marcos Zancan (UFSM) e Andriele Prestes (UFN)

Oficina: ‘Centro de Pesquisa Genealógicas (CPG) origens e saberes: formação para docentes dos anos finais do ensino fundamental – ministrante: Veridiana de Carvalho (UFN)

Oficina: A árvore da família: conhecendo as origens – ministrantes: Fernanda Saraiva (UFN) e Rita de Cássia Borges (UFN)

Oficina: Ornitoálbum: revelando o mundo das aves – ministrante: Mariana Hundertmack (UFN)

Texto: Gabriela de Flores Neto / Jornalista
Fotos:  Paola Goulart / Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO