PIBID e Programa de Residência Pedagógica participam de discussão sobre a BNCC Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/09/2019

Professores, alunos dos cursos de Licenciatura, bolsistas e envolvidos no Pibid e no Programa de Residência Pedagógica, se reuniram na terça-feira, dia 10 de setembro, para compartilhamento de experiências e discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

O evento iniciou com relato de experiências de duas acadêmicas do Programa de Residência Pedagógica, uma delas formanda do Curso de Pedagogia e a outra acadêmica do Curso de Letras.

As acadêmicas relataram suas experiências nas escolas, suscitando questões para reflexão sobre a prática docente e também sobre o próprio processo formativo dos futuros profissionais – este último ponto de importância crucial na própria avaliação deste processo formativo, nos termos das deliberações e ações propostas no âmbito dos Programas de Iniciação à Docência.

Na sequência, a atividade contou com a palestra das professoras Eliane Galvão, professora e coordenadora do Curso de Pedagogia da UFN, e também professora na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, e professora Fernanda Marquezan, também do Curso de Pedagogia da UFN. As professoras, de forma articulada, e numa exposição clara e didática, ofereceram uma panorâmica bastante completa da complexa estrutura da BNCC.

A profa. Eliane Galvão iniciou a fala enfatizando o foco da BNCC nas competências gerais (10) que devem nortear a organização de toda a Educação Básica, desde o Ensino Infantil, passando pelas fases do Ensino Fundamental (Séries Iniciais e Séries Finais) e Ensino Médio.

A professora Fernanda Marquezan apresentou a proposta em relação ao Ensino Infantil; e a professora Eliane, então, se concentrou no Ensino Fundamental, o “menos afetado” pela BNCC em termos de exigência de mudanças, de acordo com a professora.

Por último, a Profa. Fernanda apresentou a proposta para o Ensino Médio, uma proposta que sinaliza uma significativa reforma do mesmo.

O êxito e pertinência da apresentação das professoras foi constatado já no número significativo de questionamentos, dúvidas e contribuições suscitadas do público presente, tantas que o tempo disponível para a realização do evento não comportou – sinal da oportunidade de novos encontros para debater a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Fotos:
divulgação