Pesquisadores mexicanos realizam visita técnica na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/09/2018

Pesquisadores da Universidad del Papaloapan, do México, realizaram uma visita técnica aos laboratórios e conheceram um pouco do funcionamento da Universidade Franciscana, na tarde desta terça-feira, 12 de setembro.

Os docentes de Papaloapan vieram a Santa Maria para participar do Workshop em Biotecnologia e Nanociências, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Nanociências nos dias 10 e 11 deste mês.

Além disso, a visita se deu pelo fato de, no início do 2º semestre de 2018, ambas as universidades terem firmado uma parceria de pesquisa, que estuda os efeitos da Proteína Parasporinas.

A substância é encontrada em determinadas regiões do México e, os seus efeitos biológicos podem ser utilizados para o combate de células cancerígenas, como as contidas em cânceres de mama e hepático.

Desde julho, a intercambista mexicana Karén de Jesus Castrejón Arroyo, estudante de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidad del Papaloapan, está estudando tal proteína, que é o tema de sua pesquisa de conclusão do curso.

Acompanhados das docentes da UFN, professoras Michele Sagrillo e Aline Ourique, os pesquisadores mexicanos Ana Karin Navarro, Miguel Angel Peña Rico e Erick Juarez Arellano também visitaram a Reitora da Universidade, Irmã Iraní Rupolo.

Na conversa, a reitora destacou a importância de parcerias interinstitucionais, visto que cada Universidade tem sua potencialidade e juntas, cada uma pesquisando em algo específico, podem descobrir algo novo na ciência, devido a cooperação.

“Parceria vai além de um compromisso. É uma continuidade no trabalho que já foi iniciado. É cooperação”, ressaltou Iraní.

O coordenador da Assessoria de Cooperação Interinstitucional-ACI da UFN, professor Rodrigo Jappe aproveitou o momento para oficializar um convênio entre as Universidades.

Segundo ele, o convênio marco ou convênio guarda-chuva têm como característica um objeto amplo de trocas interinstitucional e sem definição exata das atividades que serão executadas por ambas.

Rodrigo afirmou que o convênio entre Universidade Franciscana e Universidad del Papaloapan será firmado ainda no ano de 2018.

Texto: Carolina Teixeira / Jornalista
Fotografias: Mark Braunstein