Pesquisadores da UFN refletem a ética em pesquisas com uso de seres humanos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/02/2019

O CEP, Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Franciscana promoveu na manhã de quarta-feira, 13 de fevereiro, o I Seminário de Ética envolvendo seres humanos em pesquisas acadêmicas e científicas. O evento contou com a presença de estudantes e também docentes da IES.

O Bispo de Rio Grande, Dom Ricardo Hoespers, foi convidado para abrir o seminário, e iniciou a sua fala destacando a importância dos comitês de ética em pesquisa, e ressaltando também a oportunidade de todos estes poderem agora se embasar da ética que será trabalhada dentro do Observatório de Bioética. Para ele, o observatório uniu a ciência, a filosofia, a ética e a ‘bios’, que envolve o cuidado e o trabalho com a vida.

O Observatório de Bioética tem como objetivo promover, defender e difundir a cultura da vida, e para isso, a partir desse ano, começa a realizar um trabalho de mapeamento das pesquisas realizadas em universidades do Rio Grande do Sul, e que estão respondendo as demandas relacionadas à vulnerabilidade humana. A iniciativa pretende socializar e promover a acessibilidade às pesquisas, disponibilizando-as em um site, onde possam ser facilmente localizadas por outros pesquisadores.

“Nós estamos vivenciando um processo de ‘coisificação’, onde o ser humano se encontra em situação de desvalorização e vulnerabilidade. Nesse momento em que ele mais precisa de cuidado, a educação é o pilar fundamental para aplicar essa mudança. Se existem comitês de ética, é porque acreditamos nesse processo de reflexão e valorização da vida, sendo esta a nossa missão, e também o maior desafio”, explicou o Bispo.

Ao todo, são quatro polos espalhados pelo Estado, sendo o da cidade de Santa Maria o mais abrangente. O palestrante também destacou a origem da palavra que rege os integrantes dos comitês de ética e pesquisadores: compromisso. A palavra reúne o conceito de estar junto em vista de algo, e também a missão em prol de um objetivo em comum.

Para a coordenadora do CEP/UFN, Profª Drª Alethéia Bajotto, existem novidades nas resoluções publicadas em 2016 que ainda estão em período de teste e experimentação. Por esse motivo, agora é o momento para aplica-las.

“O objetivo desse seminário foi promover um ambiente de reflexão para os professores, pesquisadores, e alunos, pensando que no início do semestre também se iniciam as atividades de TFG, de ensino, de pesquisa, e extensão. Acho que é sempre interessante a gente discutir questões de ética na pesquisa, principalmente agora que nós somos Universidade, isso tem um peso muito grande, e também, a gente aproveita para aproximar os pesquisadores do CEP”, explica Alethéia.

Ela destaca que a partir do dia 18 de fevereiro, o CEP/UFN passa a oferecer um serviço de consultoria presencial todas as terças-feiras, às 13h30, mediante agendamento prévio. Os encontros acontecem no 6º andar do prédio 7, localizado no conjunto I. Essa iniciativa visa receber os pesquisadores para esclarecimento de dúvidas de forma mais próxima, oferecendo-se como uma opção mais pessoal, ao contrário da Plataforma Brasil, cujo contato é todo realizado de forma virtual.

O agendamento pode ser feito pelo telefone (55) 3220-1289, ou pelo e-mail cep@ufn.edu.br.

Texto e Fotografia: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo