Pesquisador francês participa de Seminário do PPGCIMAT Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
30/08/2018

O professor e pesquisador Jean-Claude Régnier, da Universidade Lumière Lyon 2, da França, participou de um Seminário do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática-PPGCIMAT, na manhã desta quinta-feira, 30, na Universidade Franciscana.

Ele trouxe para discussão a “Abordagem metodológica do tratamento dos dados no quadro teórico da Análise Estatística Implicativa”, ou seja, sobre o método de análise de dados para trabalhos de pesquisa, área na qual Jean-Claude é especialista.

Além disso, o bate-papo com o intercambista também serviu para exaltar os bons frutos do intercâmbio entre as duas instituições de ensino.

A coordenadora do PPGCIMAT Thais Scotti do Canto Dorow, ressalta a importância dessa relação pois “oferece inúmeras possibilidades como: fortalecer parcerias, trocar experiências e métodos de abordagem da Instituição, conhecimento de diferentes culturas e, principalmente, falar sobre a mobilidade acadêmica que é o que permite que professores e alunos de lá venham para cá e vice-versa”, ressaltou a docente.

Atualmente, o professor do Curso de Matemática Leonardo Dalla Porta está fazendo seu doutorado em regime de co-tutela, que é uma modalidade de doutorado onde ele possui uma orientadora na UFN e, também, um orientador da faculdade onde está fazendo o intercâmbio.

Leonardo conta que teve essa oportunidade através do convênio de intercâmbio oferecido pela Universidade Franciscana, e passou o ano de 2017 na França, pesquisando. Com defesa prevista para o final do próximo ano, ele receberá dois certificados: um da UFN e outro da Universidade de Lyon.

Essa parceria entre as Universidades é fruto de um convênio de cooperação, firmado no ano de 2017.

Jean-Claude Régnier revela que a ligação entre as IES é um incentivo para seguir pesquisando. “Eu não ficaria em um lugar onde me sinto mal. Então, se fiquei trabalhando e cooperando via intercâmbio é por conta do interesse pelo trabalho, que considero agradável e de bom valor”, finaliza. 


Texto: Thayane Rodrigues / Acadêmica Jornalismo
Fotografia: Mark Braunstein 


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação