Pesquisa de PPGECIMAT destaca as potencialidades do Centro de Pesquisas Genealógicas na educação Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/09/2023

Com a finalidade de analisar o potencial do Centro de Pesquisas Genealógicas (CPG) de Nova Palma, Rio Grande do Sul, como um espaço científico e cultural para o ensino na educação básica, a egressa do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT) da Universidade Franciscana (UFN), Veridiana Pereira de Carvalho desenvolveu o trabalho ‘Centro de Pesquisas Genealógicas na Quarta Colônia, RS, Brasil: um espaço científico-cultural para o ensino na educação básica’. O estudo contou com a orientação da professora Rosemar de Fátima Vestena.

A importância de compreender o papel dos espaços não formais de ensino e viabilizar o acesso à educação cultural e científica de estudantes foi importante para identificar os documentos norteadores do currículo, caracterizar o Centro de Pesquisas Genealógicas (CPG) como espaço científico-cultural para educação básica para assim, desenvolver um produto educacional no formato site acerca do potencial do CPG. “Quando entrei no mestrado eu trabalhava na Quarta Colônia e em específico no interior de Nova Palma, até então eu não conhecia o CPG. Ouvi falar na escola mas sem muitos detalhes, os meus alunos que residem na região não tinham conhecimento sobre o espaço e essa foi uma das minhas motivações. Então, junto com a minha orientadora Professora Rosemar Vestena que já havia realizado seus estudos no espaço, iniciamos as pesquisas para divulgar o acervo do CPG para a comunidade escolar”, destacou Veridiana.

A pesquisa buscou em publicações disponíveis online, legislações, diretrizes e livros que apresentam a temática relacionada ao Ensino de Ciências, além de analisar documentos expedidos pelo Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, foi elaborada a criação do site 'CPG: Ciência e Cultura para Escola' onde os dados pesquisados foram compilados além de diversos manuscritos para publicação em revistas e em eventos. De acordo com a pesquisadora, o trabalho não tem um fim pois passará por atualizações: “concluímos que nosso Produto Educacional (PE) teria de ser em um formato que falasse diretamente com os estudantes e professores. Lembrando que foi durante a pandemia da COVID-19 que desenvolvi todo o PE, então a escolha do site nos pareceu a melhor opção para essa conversa com nosso público alvo. Idealizamos a parte teórica, os itinerários didáticos foram feitos e então busquei uma empresa especializada em desenvolver sites para nos dar esse aporte técnico”.

A região da Quarta Colônia é conhecida pelo patrimônio cultural material e imaterial decorrente, além da população que lá reside sendo em grande parte descendentes de imigrantes italianos. Nesse contexto, o trabalho também evidenciou o patrimônio natural dos biomas da mata atlântica e pampa (campos sulinos). Foi destacado o potencial dos recursos naturais, artísticos, arquitetônicos, culinários, sociais, religiosos e linguísticos que merecem ser agregados aos currículos das escolas em áreas como de Ciências da Natureza.

A pesquisa tomou como referência a região da Quarta Colônia tendo como alvo o CPG e duas escolas que a pesquisadora já havia trabalhado como docente, a Escola Estadual de Educação Básica João XXIII e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre João Zanella. O CPG se caracteriza por ser uma das instituições que vem desenvolvendo um trabalho de preservação e de pesquisa na Quarta Colônia, onde seus trabalhos são voltados, especialmente para as famílias de imigrantes italianos da Quarta Colônia Imperial: Silveira Martins.

Para a elaboração do site foi necessário incialmente, fazer um levantamento dos principais aspectos deste CPG, com destaque para o fundador, o potencial científico-cultural, o espaço físico em si, dentre outros que poderão ser explorados e alinhados aos documentos oficiais da educação básica. Assim, o conteúdo do site visou evidenciar o potencial didático do Centro de Pesquisas Genealógicas para o acesso aos estudantes de conhecimentos de ordem cultural e científica. “A questão cultural é muito presente no território do Geoparque Quarta Colônia UNESCO e o CPG carrega consigo as histórias e memórias de uma das etnias que compõem a comunidade, a italiana”, afirmou a pesquisadora.

A conclusão do estudo destaca que espaços não formais de ensino e aprendizagem podem sensibilizar os estudantes para a iniciação científica, uma vez que estes se deparam com informações contidas no acervo, bem como acabam testemunhando o processo de organização do mesmo. “Obtivemos êxito em atingir nossos objetivos inicias, desde o levantamento teórico do tema, a construção do site que segue com a sua missão de divulgar o acervo do CPG, trazendo possibilidades para os professores desenvolverem atividades didáticas neste espaço não formal de ensino”.

Como resultados descritos anteriormente, foram elaborados um artigo intitulado ‘Centro De Pesquisas Genealógicas (CPG) em Nova Palma-RS: potencialidades para a educação científica e cultural em um espaço não formal de ensino’  e dois manuscritos, ‘Centro de Pesquisas Genealógicas e escolas: um espaço para ensinar e aprender em Nova Palma, RS, Brasil’ e ‘Centro de Pesquisas Genealógicas: um espaço não-formal de ensino na Quarta Colônia, RS, Brasil’ buscando publicar os dados que progressivamente foram sendo sistematizados. Além disso, o principal produto do trabalho, o site ‘CPG: ciência e cultura para escola’

Texto: Gabriela de Flores Neto / Jornalista