‘Pelos Caminhos do Itaimbé’ realiza atividades com estudantes de escolas municipais Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/05/2023

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN), realizou na última sexta-feira (12), mais duas edições do ‘Pelos Caminhos do Itaimbé’ promovido pelo Projeto de Extensão [com]VIDA. A atividade reuniu cerca de 40 alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Barreto Sacchis. O passeio que ocorreu em dois horários, um pela manhã e outro durante a tarde, os estudantes conhecerem o Parque Itaimbé e aprenderem sobre sua história, organização e atividades que podem ser desenvolvidas no espaço.

Os percursos duraram cerca de duas horas, promovendo discussões sobre educação urbana e fomentando a utilização dos espaços públicos com consciência e corresponsabilidade cidadã. A professora Marina de Alcântara comenta que: “Ao entender a importância de que as crianças reconheçam a sua cidade e tenham relações de afetos com os espaços públicos. Para assim cuidar, respeitar e se reconhecer como parte ativa desta, é que surgiu a proposta da criação de um roteiro no Parque Itaimbé para o público infantil”.

O Projeto de Extensão [com]VIDA tem trabalhado com temas ligados à educação urbana desde 2018, promovendo ações que reforçam a identidade local e fortalecem a apropriação de comunidades. Defendendo a conscientização de corresponsabilidade com a cidade e qualidade de vida urbana de forma coletiva. O ‘Passeios pelo Itaimbé’ é uma atividade gratuita para as escolas de Santa Maria, de modo que as instituições que estiverem interessadas podem entrar em contato com o Projeto [com]VIDA ou com o curso de Arquitetura e Urbanismo.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Curso de Arquitetura e Urbanismo