Papel das Universidades Comunitárias será discutido em Audiência Pública na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/08/2023

A Universidade Franciscana (UFN) sedia no dia 14 de agosto (segunda-feira) a 5ª Audiência Pública que discutirá o Papel das Universidades Comunitárias no Rio Grande do Sul e a facilitação do acesso ao Ensino Superior. A ação ocorre às 14h, no Salão de Atos do Prédio 1 - Conjunto I (Rua dos Andradas, 1614) e será presidida pelo Deputado Estadual Rafael Braga, presidente da Comissão Especial das Universidades Comunitárias da Assembleia Legislativa. O evento é aberto ao público e contará com a presença de autoridades políticas locais, representantes de entidades de classe e da comunidade universitária.

Essa iniciativa busca discutir pautas relacionadas ao acesso à universidade com apoio de verbas estaduais para a capacitação de pessoas em áreas estratégicas como formação de professores, tecnologias e saúde. Os recursos serão destinados às instituições Comunitárias do RS, a qual a Universidade Franciscana faz parte.

Com a participação ativa do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), a Audiência Pública tem como principal objetivo evidenciar a relevância do tema ligado ao Ensino Superior, possibilitando aos mais agentes da sociedade apresentarem as suas percepções e propostas. Esta é a quinta ação de um total de 13 atividades que estão percorrendo os munícipios-sede das universidades do Estado que integram o Comung.

SOBRE O COMUNG

Em 1993, um grupo de instituições comunitárias do Rio Grande do Sul constituiu o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Implantado oficialmente em 27 de abril de 1996, o Consórcio é formado por 14 Instituições de Ensino Superior que abrangem quase todos os municípios do Estado e prestam relevantes serviços de interesse comunitário, com destaque para a educação e a saúde.

As Instituições de Ensino Comunitárias, criadas pela sociedade civil e pelo poder público local, são reconhecidas pelas comunidades regionais como um importante fator de desenvolvimento, constituindo-se em um patrimônio público. Sem fins lucrativos, com gestão democrática e participativa, são autênticas instituições públicas não estatais.

IES que integram o Comung: Universidade Franciscana (UFN), Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Universidade FEEVALE, Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade da Região da Campanha (URCAMP), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Universidade La Salle, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Universidade Católica de Pelotas (UCPEL).