Palestra do XXIII SEPE da Universidade Franciscana aborda a Nanotecnologia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
02/10/2019

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo e Flora Quinhones / Estagiária Jornalismo

Uma das palestras do XXIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFN, na quarta-feira, 02 de outubro, abordou a “Pesquisa e desenvolvimento no Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno (CTNano/UFMG): promovendo a inovação”.

A Profa. Dra. Glaura Goulart Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, de Belo Horizonte, que ministrou a palestra, explicou o conceito de nanotecnologia e as diferentes áreas em que pode ser utilizada como por exemplo, a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia de materiais.

Além disso, ela explicou o funcionamento do Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da Universidade Federal de Minas Gerais. “O CTNano tem como objetivo o desenvolvimento de produtos, processos e serviços a partir de matérias de estrutura nanométrica, e busca atender demandas da indústria, com o apoio do Governo do Estado”, ressaltou.

A Profa. Glaura afirmou, ainda, que o CTNano é uma ponte entre a academia e a indústria, que demanda soluções tecnológicas capazes de responder aos crescentes desafios sociais. Segundo ela, as pesquisas realizadas já resultaram em mais de 25 patentes, como as de produção de cimentos e polímeros melhorados com a adição de nanomateriais.

Para a realização dos estudos, o prédio do Centro de Tecnologia abriga dez laboratórios e plantas industriais pilotos, com o objetivo de desenvolver tecnologias de produção de novos materiais em larga escala, sem perda de propriedades e com garantia de viabilidade comercial.

A conferência ministrada por Glaura Goulart contou com a presença de estudantes, pesquisadores e docentes, incluindo a Reitora da Universidade Franciscana Profa. Iraní Rupolo, a Vice-Reitora, Profa. Solange Binotto Fagan, a Pró-Reitora Acadêmica, Profa. Vanilde Bisognin, o Pró-Reitor de Pesquisa e Relações Comunitárias, Prof. Marcos Alexandre Alves e a Pró-Reitora de Administração e Finanças da IES, Econ. Inacir Pederiva.

Em sua fala na abertura da atividade, o Prof. Marcos Alexandre Alves, ressaltou o grande número de trabalhos inscritos nesta 23ª edição do Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. Foram mais de 800 trabalhos, que estão sendo apresentados na forma oral e no formato de pôsteres.

“O evento proporciona a integração de ações dentro do ambiente acadêmico, a multiplicidade do estudo e a união entre pesquisadores e acadêmicos no amplo processo formativo, no âmbito da pesquisa e extensão”, finalizou o Pró-Reitor.

Confira a programação completa do SEPE clicando aqui.