Painel com pesquisadores de diferentes áreas debate ciência, pesquisa e inovação Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/10/2017

O Dia C da Ciência movimentou o Centro Universitário Franciscano nesta quarta-feira, 25 de outubro. Foram realizadas atividades que tiveram os objetivos de chamar a atenção para a importância da pesquisa e mostrar como ela influencia no cotidiano das pessoas.

O painel ‘Ciência, Pesquisa e Inovação – para que e para quem?’, que ocorreu no Salão de Atos do Conjunto I, reuniu pesquisadores de diferentes áreas. “Defendo que a pesquisa tem muito a ver com o mercado, pois esses projetos impactam muito na economia local e nacional”, afirma Bernardo Goulart, cofundador da Agência Guepardo, que integra o Ambiente de Inovação do Centro Universitário Franciscano.

A aluna do mestrado Profissional Saúde Materno Infantil, Lenise Dutra, está desenvolvendo uma pesquisa em que o problema surgiu ainda na graduação. Trata-se de um dispositivo móvel com informações sobre saúde, plantão tira-dúvidas e chamada de vídeo em que o paciente aciona uma rede de profissionais. “A ideia é reduzir o tempo de atendimento e diminuir a superlotação em hospitais e postos de saúde”, explica Lenise, que falou sobre a relação entre a pesquisa de um produto e o mercado.

O coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Alexandre Swarowsky, explicou a tecnologia presente no agronegócio, setor responsável pelos alimentos, indústria têxtil, cultivo da madeira e biocombustível. “Hoje, a agropecuária, por exemplo, é um dos setores mais eficientes e sustentáveis do planeta, e isso se dá por meio da tecnologia”, enfatiza. A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Solange Binotto Fagan apresentou a situação da pesquisa na instituição e no Brasil.

No início desta tarde, 170 estudantes de escolas do ensino médio de Santa Maria participaram do Cientista Aprendiz, projeto que proporciona alfabetização científica e tecnológica por meio da vivência desses alunos em atividades nos laboratórios dos cursos de Física Médica, Engenharia Química, Engenharia Biomédica, Engenharia de Materiais, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia em Jogos Digitais e Tecnologia em Radiologia.