Odontologia realiza atividade de Páscoa no Lar das Vovozinhas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/04/2019

A fim de proporcionar um momento descontraído e cheio de carinho às moradoras do Lar das Vovozinhas, estudantes do curso de Odontologia da Universidade Franciscana realizaram uma festividade de Páscoa no local.

Cerca de 13 alunos da IES, especialmente da disciplina optativa de Atenção Integral à Saúde do Idoso, organizaram uma visita nas 4 alas do Lar, vestidos de coelhos. Orelhas e rostos pintados foram suficientes para presenciar demonstrações de carinho e sorrisos por partes das vovós e funcionários da instituição. Mas a roupa de coelho completa, usada por dois acadêmicos, garantiu os abraços mais sinceros daquelas que não conseguiam esconder a emoção do encontro com o "coelho da Páscoa".

Para garantir a diversão, ainda durante o turno da manhã de sexta-feira, dia 12 de abril, foi realizado um bingo com premiações, contando com uma rodada especial com direito a faixa de "Rainha do Bingo”. Para finalizar, os alunos distribuíram mimos de páscoa para as vovozinhas, garantindo o encerramento da ação com um carinho especial.

De acordo com a ministrante da disciplina, professora Pâmela Gutheil Diesell, a disciplina de Atenção Integral à Saúde do Idoso tem como objetivo capacitar os discentes a conhecer e interpretar os fenômenos decorrentes do envelhecimento, bem como, promover saúde e uma melhor qualidade de vida, aliando os conhecimentos básicos específicos ao atendimento odontológico do idoso. Segundo a docente, desta forma acredita-se que o relacionamento do profissional de saúde com o idoso deve ser alicerçado em confiança, paciência e respeito, somado aos conceitos e princípios técnicos de cada área de atuação.

A disciplina propõe aos alunos a possibilidade de vivência dentro do Lar das Vovozinhas, local que conta com mais de 170 senhoras, cada uma com suas particularidades. Para que possam conhecer um pouco mais sobre elas, algumas atividades são propostas ao longo do semestre, assim como essa de Páscoa.

“Ações como esta, especialmente em instituições de longa permanência para idosos, como o Lar das Vovozinhas, proporciona aos alunos um crescimento pessoal e profissional diferenciado, com enfoque mais humanizado. Além de promover uma melhora na qualidade de vida das vovós, garantindo momentos de recreação e diversão, há também um aprendizado por parte dos alunos que tem a possibilidade conhecer diferentes perfis, tendo o desafio de cativar e ganhar a segurança daqueles com quem se interage, inúmeras vezes exercendo a paciência e sempre mantendo o respeito com o outro”, finalizou Pâmela.

Fotografias: divulgação/Odontologia UFN

Confira mais algumas fotografias da atividade abaixo: