O que você já ouviu, passou ou sentiu por ser mulher? Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
08/03/2019

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março por conta de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres, que juntas, lutaram por melhores condições de trabalho e também direitos sociais e políticos. Os anos de 1857 e 1911 foram marcados por incêndios em indústrias, que vitimaram, juntos, mais de 200 mulheres, que pediam por condições trabalhistas mais igualitárias. Desde então, a data é um dia de homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres.

Em alusão à data, o Curso de Psicologia da Universidade Franciscana reunir relatos de mulheres da UFN que já foram desmotivadas ou diminuídas, de alguma forma, por conta do sexo. Para isso, foram disponibilizadas algumas caixas nos banheiros femininos, que convidavam as estudantes para escrever esses momentos em um papel, e depositá-los na caixa, sendo elas provocadas diante da seguinte pergunta: O que você já ouviu, passou ou sentiu por ser mulher?

A ação é uma proposta vinda de uma disciplina optativa do curso de Psicologia, que fala sobre violência psicológica e de gênero, ministrada pela professora Monise Gomes Serpa. Este é o terceiro ano que o curso organiza uma intervenção envolvendo esta temática.

O objetivo da intervenção é sensibilizar a comunidade acadêmica sobre o Dia Internacional da Mulher como um momento significativo para se discutir sobre as diversas violências, sejam estas físicas, psicológicas, morais ou sexuais, sofridas por mulheres no mundo inteiro.

A comissão organizadora construiu algumas caixas decoradas, cada uma contendo uma frase vinda de uma música ou uma situação que toda mulher já vivenciou, que têm em comum o sentimento de impedimento, limitação ou violência.

De acordo com Monise, até mesmo os detalhes da ação, como a disposição e customização das caixas foram planejados. O tecido utilizado como forro representa a pele, e a caixa simboliza o corpo. Estas caixas foram disponibilizadas entres os banheiros femininos dos prédios 13, 14 e 17, no conjunto III da UFN.

Já no hall do prédio 16, uma caixa maior explica o projeto e também convida para a intervenção proveniente dessa coleta de relatos, que acontece na próxima terça-feira, 12 de março, no intervalo da manhã, em que as mensagens serão interpretadas no pátio do Conjunto III.

“O que nos des (encaixa)?”

Após a intervenção, um mural ficará exposto no local durante os dias 12 e 13 de março, contendo os relatos que foram colocados nestas caixas. O mural foi construído em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo. Algumas das frases foram gravadas no laboratório de rádio do curso de Jornalismo, e farão parte da performance.

“A gente tem recolhido os bilhetes deixados nas caixas, e estamos bem impactados com o conteúdo deles, mas ao mesmo tempo, felizes pela participação destas mulheres, que se sentiram seguras para compartilhar estes momentos conosco. A nossa intenção é sensibilizar e incentivar a participação feminina nessas mobilizações coletivas. E a performance busca destacar que a gente não fica só na dor, não. A gente sofre, mas também luta”, destaca a professora Monise.

No ano passado, a ação utilizou uma cortina, pela qual os alunos que transitavam pelo hall do prédio 16 precisavam passar por ela para atravessar o espaço. As cortinas foram estampadas com fotos de mulheres, e o objetivo era associar ao que é imperceptível aos olhos, relacionando à violência que muitas sofrem, caladas. Em uma outra ocasião, a intervenção utilizou vendas e cordas, para encenar essa violência sofrida.

Texto: Thayane Rodrigues
Foto: Mark Braunstein

Dia 12/03/2019
No Conjunto III da Universidade Franciscana/UFN
Instalação e Performance: O que nos (des)encaixa?
Evento Comemorativo: Dia Internacional da Mulher
Local: Hall do Prédio 16 - Conjunto III