O cinema inspira a moda no Fashion Première Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/08/2023

O clássico evento do curso de Design de Moda da Universidade Franciscana (UFN), o Fashion Première, será realizado nesta terça-feira (22 de agosto), em duas sessões no cinema do Royal Plaza Shopping (Arcoplex – sala 2). O desfile contará com a produção de 16 looks confeccionados pelos acadêmicos do 3º semestre do curso durante as aulas da disciplina de Laboratório do Vestuário II, ministrada pelo professor Almery Junior Ruviaro, que alia a prática de um desfile de moda com a confecção de artigos do vestuário ao universo das grandes obras cinematográficas.

Um fashion film também foi criado para apresentar as peças de vestuário que estarão presentes no desfile que acontecerá em dois momentos: uma sessão às 19h e outra às 20h. O público aguardado para esta atividade é de convidados da universidade, imprensa e convidados dos designers, além dos apoiadores e patrocinadores do evento. Tendo como sua principal referência o Cinema, o desfile apresenta a relação entre as telonas e a passarela ao incentiva os estudantes a se inspirarem em filmes para a criação de roupas que transmitam elementos tanto estéticos quanto simbólicos de personagens, figurinos e cenários.

O Fashion Première marca um importante momento, tanto para a UFN quanto para a região, já que esta é a oportunidade de apresentar a produção estudantes do único curso de Moda do centro do Estado. O que confere ao evento uma grande valorização para o meio cultural local ao ser a primeira apresentação pública destes futuros designers estabelecendo um elo entre a Universidade, as famílias e o público em geral ao aproximar o trabalho acadêmico da comunidade em que está inserido.

A disciplina Laboratório do Vestuário II tem o objetivo curricular de propor as técnicas básicas de costura e domínio das máquinas industriais utilizadas no processo produtivo do vestuário. Para o enriquecimento destas atividades e para propor uma experiência mais produtiva aos acadêmicos criou-se este projeto onde o cinema é o substrato cultural no qual os futuros designers buscarão referencial para a criação de um look de moda, pensado e executado pelo próprio aluno e apresentado em um desfile de moda, o Fashion Première.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista