Núcleo de Saúde Coletiva realizou ação com representações Indígenas de Santa Maria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/08/2023

A Liga em Interprofissionalidade e Saúde Coletiva (LAInSC), do Núcleo de Saúde Coletiva, promoveu na tarde desta segunda-feira (14) a 'Ação de Saúde Coletiva - Valorização dos Povo Indígenas', alusiva ao Dia Mundial dos Povos Indígenas, celebrado no dia 9 de agosto. O momento reuniu acadêmicos, professores e representantes da Comunidade Indígena Ketyjug Tegtu no Pátio do Conjunto III da Universidade Franciscana. A Liga está vinculada ao curso de Enfermagem e do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da UFN.

Foi realizada uma roda de conversa, exposição de seus artesanatos para a comunidade acadêmica e arrecadação de alimentos não perecíveis, além de uma mateada com pipoca. A professora do curso de Enfermagem, Juliana Colomé, explica que esta atividade é uma iniciativa do LAInSC, este que tem como foco a interprofissionalidade e a saúde coletiva. “Esta atividade nós intitulamos como uma ação de valorização dos povos indígenas, estes que são os povos originários, que culturalmente deixam tantas heranças e as perpetuam para todos nós”, destaca a professora que acredita que estas temáticas transversais são importantes para formação na área da saúde, e que devem ser trazidas para dentro da Universidade.

O Cacique da Comunidade Indígena Ketyjug Tegtu, Natanael Kaingang, comenta que neste tipo de conversa que são convidados a participar tentam mostrar sua cultura, pois ela tem sido uma ferramenta para dar ainda mais visibilidade às ações Indígena em Santa Maria. Atualmente no município existem duas aldeias, uma Kaingang e uma Guarani. O Cacique destaca que por conta disto: “Realizamos este tipo de ações em conjunto, usarmos estes espaços para mostrarmos um pouco da nossa cultura”.

A acadêmica do curso de Biomedicina, Poliheny Martins, relata que como a liga trata essencialmente a saúde coletiva, os intuitos dos eventos promovidos estão ligados as ações sociais. “Como em 9 de agosto foi o Dia Internacional dos Povos Indígenas, optamos por fazer uma atividade que envolvesse tanto esta comunidade quanto os acadêmicos, para que houvesse um contato com essa cultura”. Para a estudante este é um viés da liga, realizar a conexão entre a comunidade acadêmica e outras comunidades.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado no dia 9 de agosto, quando a foi criado em 1994 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data é dedicada para homenagear e reconhecer as tradições dos povos indígenas. Foi idealizado visando promover a conscientização sobre a inclusão dos povos originários na sociedade. Além de alertar sobre direitos e reafirmando as garantias previstas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Texto e Fotos: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo