Novo site da UFN é apresentado aos diretores da Instituição Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
31/08/2023

Diretores de diversas áreas da comunidade acadêmica e membros da Reitoria da Universidade Franciscana (UFN), reuniram-se na tarde desta quinta-feira (31), na sala do Conselho Universitário (Consun), para a apresentação do novo site da Instituição. A disponibilização da plataforma virtual da UFN será realizada no mês de setembro.

Durante a apresentação desta novidade, foi explicado a inovação de proposta para a Universidade utilizar para comunicação com a comunidade. Visando a preocupação com a acessibilidade ao navegar neste ambiente institucional e levando em consideração uma maior simplicidade, leveza, modernidade e melhor comunicação. Este meio permite mais abrangência e profundidade no site, possibilitando também uma melhor pesquisa nas informações desejadas. Além de ampliar a visualização das experiências dentro da instituição, por meio da divulgação de depoimentos de professores, estudantes e colaboradores da UFN.

Entre as mudanças da plataforma está a alteração na nomenclatura do sistema Agenda, que é voltado para acadêmicos dos cursos de Graduação, além dos cursos de Mestrado e Doutorado. A partir do lançamento do novo ambiente o sistema será chamado de Minha UFN, este conterá todas as informações necessárias para os estudantes e colaboradores da Instuição.

O Diretor de Tecnologia da Informação da Universidade, Daniel Rovadoschi detalha que foi uma ação conjunta de uma equipe focada no desenvolvimento de todo este projeto. “Houve uma demanda de uma reforma geral, tanto tecnológica quanto de estrutura de layout e de conteúdo”, ressalta. Para ele, todo este processo possibilitou um avanço da tecnologia interna, em que diversos setores da UFN trabalharam em parceria, entre eles a Assessoria de Comunicação e  parte da equipe de Tecnologia da Informação. Sendo possível encontrar soluções para os problemas que surgiam durante a navegação do site.

O coordenador do curso de Jornalismo, professor Iuri Lammel, participou ativamente do projeto, onde tratou diretamente de fazer pesquisas sobre a experiência do usuário. O docente comenta que ao reunir informações para este trabalho pode perceber as fragilidades e projetar soluções para estas questões. Ele conseguiu realizar este processo por meio do Design de UX, proporcionando a criação de um produto ou serviço que atende às necessidades do usuário, resolve seus problemas e proporciona uma experiência prazerosa, assim melhorando o índice de satisfação da comunidade acadêmica.

Texto e Fotos: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo