Novidades nas matrículas de disciplinas optativas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/12/2018

Com o objetivo de flexibilizar e integrar a carga horária das disciplinas optativas dos cursos de graduação da Universidade Franciscana, a partir do 1º semestre de 2019, os acadêmicos da UFN poderão solicitar a inscrição não somente em disciplinas ofertadas na sua grade curricular mas, também às pertencentes a outros cursos.

Na ‘Optativa Livre’, como será chamada, o estudante poderá cursar 1 disciplina (optativa ou obrigatória) de um curso que não esteja cursando. Ela fará parte do seu currículo, computando horas de disciplinas optativas, sem a necessidade de requerer aproveitamento, posteriormente.

Cada aluno, independente do semestre, poderá escolher a disciplina no ato da confirmação da matrícula, mas poderá solicitar uma única vez durante a graduação, ou seja, o estudante poderá cursar apenas uma disciplina extracurricular, na modalidade livre, durante toda a graduação.

Segundo o Diretor da Secretaria Acadêmica, Leonardo Silva de Camargo, a medida trará flexibilização ao currículo do estudante.

“Antes o acadêmico fazia uma disciplina “A” e aproveitava ela como “B”, agora ele vai poder levar no seu currículo aquela disciplina que acha importante para a sua formação, sem nenhum tipo de burocracia ou readequação”, explica.

Para realizar a solicitação, o aluno deve selecionar o curso onde a disciplina requerida está inserida e confirmar a matrícula. Neste momento, surgira um aviso:

“Você selecionou uma disciplina que não faz parte do currículo do seu curso, deseja aproveitá-la como optativa livre? Lembre-se que você poderá realizar a solicitação uma única vez durante a graduação”.

Após a notificação, basta confirmar a matrícula e esperar a confirmação da vaga na disciplina escolhida. Mesmo com a novidade, as optativas específicas continuarão sendo ofertadas normalmente e regularmente à todos os cursos da IES.

As matrículas para alunos regulares deverá ser realizada até o dia 04 de janeiro de 2019, via Sistema Agenda.

Texto: Fernando Cezar / Estagiário Jornalismo
Foto: Mark Braunstein