Muita tecnologia e conhecimento no Simpósio de Informática da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/10/2019

Texto: Flora Quinhones / Estagiária Jornalismo

O XV Simpósio de Informática da Universidade Franciscana, organizado pelos cursos de Ciência da Computação, Jogos Digitais e Sistemas de Informação, está marcado para os dias 22 à 24 de outubro. O tradicional evento da Região Central do Estado tem foco na divulgação científica e profissional na área de Tecnologia da Informação, com inscrições até 16 de outubro, clicando aqui.

Na programação do evento, palestras e minicursos discutirão temas relevantes e atuais na área de informática, além de apresentação de trabalhos e exposição de pôsteres em frente ao Salão Azul, localizado no conjunto I da UFN.

Nos dois primeiros dias de evento (22 e 23) serão realizadas palestras voltadas especificamente aos cursos envolvidos. Nelas serão abordados temas referentes aos sistemas de programação e empreendedorismo na área. De acordo com o professor Fabrício Tonetto, o evento tenta trazer tecnologias, experiências e profissionais diversificados para agregar ainda mais conhecimento aos alunos. “O intuito é associar a academia com o mercado de trabalho, sem deixar de lado, novas tendências de diferentes áreas da tecnologia”, reafirma o docente.

Além disso, o evento contará com 6 minicursos voltados ao desenvolvimento para a web. Um deles é o Django - O framework web para perfeccionistas com prazos, direcionado para a área da Ciência da Computação. Ele atua como uma alternativa para desenvolvimento rápido de Software, para alunos que entendam a função e consigam construir um site limpo e prático.

De acordo com Tonetto, esse é o primeiro ano que o curso de Jogos Digitais faz parte do evento junto aos demais, tornando o XV SIRC mais completo. “Existe interesse em aprender sobre jogos e gamificação nos demais cursos de informática, assim como existem muitas disciplinas comuns entre cursos. Então, o público fala a mesma língua” explica.

Além disso, a programação do SIRC conta com uma olimpíada que acontece na noite do dia 21 de outubro e está com inscrições abertas até o dia 16 de outubro. O desafio é resolver um caderno de questões de programação. As equipes que concluírem o maior número de exercícios, serão premiadas.

Podem participar alunos inscritos em cursos relacionados a Ciência da Computação e Sistemas de Informação de qualquer instituição de ensino superior. As equipes serão compostas por até 3 pessoas que devem estar devidamente matriculadas em um curso de graduação, inscritas no SIRC/RS 2019 e na VIII Olimpíada de Programação da UFN. A inscrição é feita a partir de um formulário disponibilizado no site do SIRC.

Veja a programação completa e inscreva-se.