Motivação, persistência e desenvolvimento pessoal foi assunto do 13º FEO Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/09/2019

O curso de Administração da Universidade Franciscana realizou entre os dias 10 e 11 de setembro, o 13º Fórum de Estudos Organizacionais – FEO, que tem como tema a “Gestão em Tempo de Mudanças”.

Durante a primeira noite de evento, trabalhou-se com os “Segredos da carreira de sucesso do Agronegócio – Posicionamento, Diferenciação e Desenvolvimento: a base que forma o profissional que o mercado atual procura”, ministrada por Rafhael de Sá e Silva Houayek – da Fazenda Esperança. Em seguida, os participantes foram questionados sobre “O que você está fazendo hoje para ser um profissional do futuro?”, com a empreendedora e coach de empreendedorismo, Andréia Santini.

O objetivo do evento é proporcionar um panorama geral das principais pautas relacionadas às mudanças nos dias atuais. Os participantes do FEO puderam, ainda, realizar atividades integradas por meio de visitas técnicas e mesas-redondas.

Ao longo de todo dia 11, houveram palestras, incluindo a do Educador Físico Bruno Bittencourt, que abordou a “Gestão do tempo para a Produtividade e Persistência”.

Segundo ele, é importante saber administrar a vida, isso por que o ser humano vive em um universo de desejos com oscilações emocionais e inúmeras necessidades que se diferenciam ao longo dos anos.

O educador físico ainda falou sobre como é possível gerir o tempo, saber administrar os momentos e não trazer desculpas que são empecilhos para realizar algo para a vida.

“É preciso ter um tempo de mudança, de saber ouvir, de buscar novas oportunidades. Precisamos desaprender, reaprender e aprender novamente. Com isso poderemos ensinar outras pessoas a seguirem caminhos positivos”, explicou.

O palestrante também trouxe para discussão a Neuroplasticidade do Cérebro, que é o modo de se adaptar às mudanças por meio do sistema nervoso. Trata-se da habilidade do cérebro de reorganizar os neurônios e os circuitos neurais, moldando-se a níveis estruturais por meio de aprendizagem e vivências.

O 13º FEO teve como encerramento as palestras noturnas: “Bioeconomia: um novo olhar para a gestão do agronegócio”, com Gabriela Allegretti, do Instituto Brasileiro de Bioeconomia; e “Tendências e inovação no agronegócio e comunicação”, coordenada por Anderson Benites Lovato e Bárbara da Rocha Lauermann, da Sicredi.

Além disso, o evento contou com uma homenagem à Coordenadora Renata Coradini Bianchi devido a ela ser a professora do curso de Administração com mais tempo de trabalho na UFN. Além dela, foi homenageado, também, o professor Élio Denardin, primeiro coordenador do curso de Administração da Universidade.

O egresso do curso, João Antônio Perobelli, realizou a entrega de uma lembrança à Profa. Renata, marcando seus 18 anos de docência na Instituição e, também, sua segunda passagem pela Coordenação do Curso.

O momento ocorreu no intervalo entre duas palestras do Fórum e oportunizou uma belíssima integração entre professores, alunos, ex-alunos e Secretaria do Curso, comemorando também os 20 anos de história do Curso de Administração.

Neste momento também ocorreu uma homenagem, destacando os serviços prestados ao Curso, a todos os professores Administradores com a entrega de uma lembrança pela Coordenação do 13º FEO, Profª Ana Carolina Josende.