Mestrandos em Ciência da Saúde e da Vida arrecadam livros para Ala Psiquiátrica do HUSM Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/12/2018

Acadêmicos do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da Universidade Franciscana estão arrecadando livros para a construção de uma biblioteca na Unidade Psiquiátrica do Hospital Universitário de Santa Maria.

Os livros serão de uso dos pacientes psiquiátricos internados na Unidade Paulo Guedes, e o objetivo é proporcionar atividades que diminuam o tempo ocioso dos residentes, devido à falta de atividades de cunho socioeducativas no local.

A assistente social Elisabete Comaretto Gabbi, juntamente dos enfermeiros Marcelo da Rosa Maia e Ivana Caetano Bordin, que são funcionários do HUSM, estão arrecadando livros de literatura para organizar uma biblioteca que será utilizada pelos pacientes psiquiátricos do hospital. A iniciativa surgiu após um trabalho de intervenção realizado pelos acadêmicos na Instituição, no início de 2018.

Em uma pesquisa realizada durante a disciplina de Intervenção Científica, os acadêmicos escolheram a Unidade Psiquiátrica do HUSM para realizar um estudo sobre que atividades poderiam ser implementadas no local para melhorar a rotina dos pacientes.

A partir dos resultados obtidos através de entrevistas, conversas e assembleias com os pacientes e a equipe da unidade, percebeu-se a necessidade de aplicação de atividades de cunho recreativo, para que estas diminuíssem o tempo ocioso dos usuários da ala.

O estudo foi realizado durante o primeiro semestre do ano, e os resultados da pesquisa foram apresentados durante o segundo semestre, no XXI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), que teve como tema: "O conhecimento que transforma... pela ciência, pela educação, pela humanização e pela tecnologia".

“Os livros podem oferecer para esses pacientes uma nova visão do mundo, pois é isso que o acesso à leitura proporciona aos seus usuários, e é exatamente isso que a gente busca: diminuir esse tempo ocioso dos pacientes lhes apresentando boas histórias”, explica uma das integrantes da iniciativa, Elisabete Gabbi.

A acadêmica também revela que os pacientes sugeriram uma parceria com um centro de música e arte da cidade, para a criação de um ambiente de aplicação de musicoterapia. Mas por enquanto, apenas a construção da biblioteca está sendo realizada.

Quem tiver livros para doação, deve entregá-los no Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), que fica localizado no segundo andar do HUSM. Serão aceitos livros de literatura, história, livros educativos, e até mesmo do gênero de autoajuda, ou que abordem sobre as emoções.

Segundo a assistente social, não serão aceitos livros de cunho religioso, pois o conteúdo do material costuma surtir um comportamento que não é positivo para os pacientes, por vezes os tornando perturbados e instáveis. Mas Elisabete destaca que qualquer outro gênero de leitura que possa ser utilizada para passar o tempo será bem-vinda.

Texto: Thayane Rodrigues/ Estagiária Jornalismo