Mestrandas da UFN realizam ação no Lar de Mirian e Mãe Celita Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/10/2018

O grupo ‘Alegria e Saúde para as Crianças’ promoveu uma ação na quinta-feira, 18 de outubro, no Lar de Mirian e Mãe Celita, em Santa Maria. Fantasiadas de personagens conhecidos e adorados pelas crianças, como a Galinha Pintadinha e a Peppa Pig, as alunas do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da UFN promoveram uma atividade envolvendo apresentação musical, brincadeiras e lanches.

O objetivo da visita voluntária foi observar as necessidades e conhecer o ambiente e as crianças que ali residem, além de promover uma atividade recreativa.

Participaram da atividade, as alunas Maria Luisa Suárez Gutiérrez, Marcli Firpo Bittencourt, Caren Coronel da Silva, Kattiele Hundertmarck, Carla Martins e a enfermeira Roselaine Camargo da Silva. Juntas, elas constituem o grupo Alegria e Saúde para as Crianças, que tem a intenção de aplicar um projeto no local no próximo ano, e por esse motivo, aproveitaram a data comemorativa de dia das crianças.

A atividade se dividiu em três momentos, sendo o primeiro deles dedicado para uma apresentação das meninas que, fantasiadas, dançaram algumas músicas para desinibir as crianças. O segundo momento se deu através de brincadeiras e o encontro foi finalizado com um grande piquenique repleto de guloseimas providenciadas pelas mestrandas.

O Lar de Mirian e Mãe Celita acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social. Desta forma, a médica Maria Luisa revela que nesses locais as crianças carentes têm muito receio de interagir com adultos por conta da instabilidade de suas rotinas, pois muitas estão de passagem pelo local.  Participaram da atividade, crianças entre 6 meses e 6 anos.

A enfermeira Kattiele destaca também a importância de atividades voltadas principalmente para a educação e saúde visando o autocuidado. A acadêmica participou do encontro em uma fantasia de pintinho amarelinho, e destaca a importância do brincar para transmitir conhecimentos importantes como o cuidado com a saúde. 

“É a partir do brincar que a criança aprende e demonstra tudo aquilo que sente ou está passando. Elas raramente se sentem à vontade para falar com adultos que não sejam seus pais e, muitas vezes, eles não os incentivam a se comunicar melhor. Então é parte do trabalho utilizar o nosso conhecimento para auxiliar no desenvolvimento dessa criança”, afirma a mestranda. 

A psicóloga Marcli aponta, também, que apesar do Lar disponibilizar de profissionais da saúde para lidar com as crianças, essas ações mais pontuais e atividades lúdicas se mostram mais eficientes com as crianças carentes por priorizar muito o contato. 

Tendo em vista que a sociedade de amanhã é composta pelas crianças de hoje, as alunas destacam a importância de atividades que visem resgatar a criança interior dessas que se encontram em situação de vulnerabilidade. Segundo ela, ainda há possibilidade de mudança nessa situação, basta que se invista na criança hoje, pois é nessa fase que acontece a formação da personalidade e caráter, durante a educação infantil.


Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Fotografias: Divulgação 


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação