Mestranda do PPGNano aplica pesquisa sobre qualidade do sono Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
09/05/2022

Após uma campanha em busca da adesão de voluntários, iniciada em março, o projeto de pesquisa que aplica conceitos e abordagens da Nanotecnologia para amenizar a má qualidade do sono já está em andamento na Universidade Franciscana (UFN). Este estudo faz parte do projeto de dissertação de Mestrado do intitulado ‘Nanoemulsões contendo óleo essencial de Lavandula dentata: desenvolvimento e avaliação da irritação cutânea e da eficácia no tratamento da insônia’, que está sendo desenvolvido pela aluna Ruth Barin do Programa de Pós-Graduação em Nanociências (PPGNano).

A pesquisa envolve um tratamento gratuito com aplicação de aromaterapia e massagens relaxantes que também tem o envolvimento do Grupo de Pesquisas em Sistemas Nanoestruturados (GPSNano), com a orientação da professora Aline Ferreira Ourique e co-orientação da professora Sheila Spohr Nedel. “A Nanotecnologia, neste projeto, é a ferramenta empregada para que possamos melhorar a estabilidade do óleo de lavanda e garantir sua eficácia biológica, visto que, quando o óleo está na forma pura possui algumas limitações como, por exemplo, baixa solubilidade aquosa e alta volatilização, que podem comprometer seu desempenho se não manipulado e utilizado de forma adequada”, detalha a professora Aline. Assim, os nanossistemas irão atuar encapsulando e protegendo este óleo, de forma que, seja possível utilizar uma quantidade pequena de óleo mantendo seus efeitos benéficos à saúde.

Estamos trabalhando com cinco grupos de intervenção, sendo que em três deles foi aplicada a aromaterapia, eles levam pra casa seu frasco e fazem o uso antes de dormir e nos outros dois grupos recebem não só o frasco de aromaterapia, mas também as sessões de massagem que são feitas duas vezes na semana durante 30 dias”, explica a mestranda e fisioterapeuta, Ruth Barin, sobre as técnicas de massagem relaxante que começaram a ser realizadas recentemente e seguem até final do mês. Ela ainda destaca que, após o encerramento dos estudos, será aplicado um questionário para os cinco grupos trabalhados que irá reavaliar os níveis ansiedade e qualidade do sono após o tratamento proposto.

As sessões de massagem ocorrem nos Laboratórios de Ensino Prático em Fisioterapia da UFN, localizado no 1º andar do Prédio 17 – Conjunto III, e contam com o apoio de acadêmicos do curso de Fisioterapia: “Os terapeutas são estudantes da Fisioterapia que já passaram pela cadeira de massoterapia, nós treinamos eles de novo para relembrar todas técnicas (todos depois do 4º semestre)”, comenta a mestranda que está à frente da pesquisa.

Foram selecionados professores e alunos de diversas Universidades santa-marienses, maiores de 18 anos, que apresentassem dificuldades em dormir e não fizessem o uso de psicofármacos. Como é o caso de uma das voluntárias envolvidas nesta pesquisa, a professora do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Nara Martins: “Estou participando como paciente porque eu tenho um sono muito fragmentado, muito interrompido. Então, o sono não é muito bom. Eu fiquei no grupo que recebe o óleo de lavanda antes de dormir e a massagem relaxante, hoje é a segunda sessão e eu estou achando maravilhoso. Já saio daqui não querendo ir embora, de tão boa que é a massagem que eles fazem. Estou achando ótimo e acredito que vai melhorar bastante, não sei exatamente se o que vai melhorar é o óleo ou a massagem. Já me faz bem no dia a dia, e o perfume da lavanda é muito relaxante e agradável”.

estão abertas as inscrições para o recrutamento de voluntários para a segundo grupo, em que ocorrerá intervenções de aromaterapia com óleo de lavanda e massagem relaxante. Com previsão para iniciar em junho, os interessados devem entrar em contato por telefone e WhatsApp através do número (55) 9 91275755.

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista