Mestranda desenvolve aplicativo para gestantes e puérperas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/12/2018

A mestranda do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana, Lenise Dutra da Silva, realizou, na última sexta-feira, 21, a defesa da dissertação intitulada ‘Tecnologia Empreendedora de Enfermagem: desenvolvimento de aplicativo para atendimento e acompanhamento de gestantes e puérperas’.

Orientada pela docente Drª Dirce Stein Backes, ela estudou a tecnologia como forma de empreendimento na Enfermagem e, para isso, projetou um aplicativo que realizará o atendimento e acompanhamento de mulheres grávidas e que estão em fase de pós-parto (puérperas).

O aplicativo, chamado de Gestar Care, busca facilitar, agilizar e ampliar a interação entre o profissional em saúde e o usuário do App. Além disso, ele busca diminuir as dúvidas das gestantes, das famílias e das puérperas, por meio de informações e orientações que serão repassadas diretamente por um profissional, que atenderá os pacientes 24h por dia, conforme as necessidades.

“Como processo de educação, é importante que existam aplicativos e ferramentas que auxiliem e possam trazer informações acessíveis, com agilidade, para que as gestantes e puérperas possam tirar suas dúvidas e ter orientações corretas sobre tratamentos e como lidar em certas situações”, explica a mestranda.

Para realizar o atendimento, cada usuário deverá fazer um cadastro no site do Gestar Care, onde irá possuir informações de como funciona o aplicativo e os profissionais que a atenderão. Depois de cadastrado, o usuário receberá uma notificação para aguardar a liberação dos serviços por um Enfermeiro, que verificará as necessidades do paciente.

As informações serão repassadas ao administrador do aplicativo e o sistema selecionará os profissionais cadastrados no app, mais adequados para oferecer às demandas do usuário, para assim liberar o serviço.

O aplicativo contará com a possibilidade de fazer o atendimento por chamada de vídeo aos usuários, em qualquer momento do dia, o que possibilita, segundo a mestranda, uma maior interação e empatia. 

Para o desenvolvimento, foram necessárias três etapas: a primeira foi a validação e prototipagem, onde foram feitas rodas de conversa com as gestantes e profissionais da área da Saúde para verificar quais seriam as necessidades e o que poderia ser feito para que o atendimento fosse realizado. Também foram verificadas as dificuldades e feita uma busca nas questões legais para que o aplicativo pudesse funcionar. 

Na segunda etapa foi feito a modelagem, onde foram considerados pela mestranda, os aspectos éticos em relação ao atendimento e o acompanhamento via aplicativo. A terceira e última etapa foi o desenvolvimento do aplicativo pelo Curso de Sistemas da Informação da UFN, que será disponibilizado a partir do mês de fevereiro de 2018, em três plataformas: Tablet, Smartphone e pelo computador. 

De início, o aplicativo estará trabalhando com ações de cuidado de Enfermagem em saúde. Posteriormente, estão previstos atendimentos com Psicólogos, Nutricionistas e Médicos de forma geral. O trabalho foi realizado sob a orientação da Profª Drª Dirce Stein Backes, coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil.


Texto e Foto: Fernando Cezar / Estagiário Jornalismo


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação