Mestranda da UFN realiza trabalho de dissertação em escola indígena de Santa Maria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/12/2022

Na última sexta-feira (16), a estudante Miriam Dias Vargas do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática (PPGECIMAT) da Universidade Franciscana (UFN), apresentou seu trabalho de Dissertação intitulado ‘Documento Orientador Curricular para a cultura Mbya Guarani: habilidades adaptadas para o ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais'.

O projeto tem como finalidade contribuir com a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Yvyra’Ijá Tenondé Verá Miri, que está inserida na aldeia Tekoa Guaviraty Porã em Santa Maria, na construção de um Documento Orientador Curricular para a cultura Guarani, contendo as habilidades adaptadas a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A escola atende estudantes da comunidade indígena do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de modo multisseriado.

A mestranda explica que esse trabalho é de extrema importância, já que a escola ainda não tem Documento Orientador Curricular destinado para a cultura Guarani: “Isso dá a abertura para que cada escola possa adaptar a sua realidade local. Então, de acordo com essa realidade que é dentro de uma cultura indígena, nós sentimos a necessidade de adaptar as habilidades no ensino de Ciências e Matemática para os anos iniciais, que no caso são as turmas que atuo. E eu não poderia fazer este trabalho sem contar com a participação da comunidade, já que é uma escola que trabalha de forma intercultural e bilíngue, então também tem professores e indígenas que fazem parte e professores não-indígenas”.

O trabalho ainda contou com a participação da comunidade indígena, por meio de reuniões e estudos prévios, em que os alunos, professores e equipe diretiva estiveram diretamente envolvidos e comprometidos na elaboração do projeto de forma conjunta e colaborativa. O professor da Escola Yvyra’Ijá Tenondé Verá Miri, Genício Borges, destaca que a comunidade acredita que esse trabalho é fundamental para a escola e que vai ser muito útil para os alunos. “Tenho muito a agradecer, porque é uma ajuda ao nosso trabalho”, acrescenta.

Segundo a orientadora do trabalho, professora Sandra Cadore Peixoto, para a UFN e em especial para o Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática, essa interlocução com a comunidade externa é fundamental. “Estamos trabalhando com diferentes culturas, de uma maneira multidisciplinar e de uma maneira que a gente consegue ter um impacto em aplicar ou desenvolver essas pesquisas com a comunidade”, complementa a docente que destaca a o desejo que esta pesquisa impacte positivamente a comunidade escolar servindo como orientação de como os professores devam atuar em sala de aula.

Texto e Fotos: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo