Mestranda da UFN desenvolve projeto de saúde com mulheres indígenas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/09/2023

A acadêmica do Mestrado Profissional Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), Lubiane Boer, é egressa do curso de Enfermagem e está à frente da Secretaria de Saúde do município de Querência, no Mato Grosso (MT). “No ano de 2022, a oportunidade do Mestrado surgiu na minha vida e por ser um sonho pessoal e um desafio profissional iniciei como ex-aluna da UFN, da qual tenho muito orgulho da minha formação”, comenta a mestranda.

O município de Querência fica localizado no Parque Nacional do Xingu, possui aproximadamente uma população de 30 mil habitantes e contempla 31 aldeias indígenas com mais de 4 mil aldeados. Foi pensando nas possibilidades que o Mestrado oferece, que Lubiane iniciou seu projeto de pesquisa intitulado ‘Tecnologia social indutoras de boas práticas no ciclo gravídico-puerperal para mulheres indígenas desta região’, sob orientação da médica e professora Leris Salete Bonfanti Haeffner, com a supervisão da professora e enfermeira Dirce Stein Backes.

O projeto iniciou em maio de 2023 através da coleta de dados de 25 mulheres, entre elas, gestantes e puérperas indígenas nas aldeias que pertencem ao município, a fim de conhecer e identificar os saberes interculturais em relação à gestação, parto e puerpério. Também fazem parte deste estudo, lideranças que ocupam cargo de gestão em serviços de saúde indígena local.

A mestranda afirma que trabalhar com a população indígena ampliou a visão e o conhecimento das as ações e serviços para os atendimentos que são realizados em área urbana, considerados ‘básicos e essenciais’. "Na saúde, indígenas são deficitárias pela distância e dificuldades que eles enfrentam, mas possuem rituais e conhecimentos tribais que devem ser levados em consideração quando comparados ao conhecimento técnico científico”, relata Lubiane.


Texto: Vitória Gonçalves/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Reprodução/Arquivo Pessoal


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação