Mestranda cria site educativo para crianças em idade escolar Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/03/2022

A partir da sua dissertação do Mestrado Profissional em Saúde Materno e Infantil da Universidade Franciscana (UFN), a enfermeira Franciele Guimarães da Silva desenvolveu a plataforma virtual ‘Turminha Segura’. O produto técnico-tecnológico criado pela mestranda segue a linha de pesquisa voltada para a atenção integral à saúde materna, neonatal e infantil.

Com orientação da professora Patrícia Pasquali Dotto, o projeto se caracteriza por ser uma tecnologia de educação em saúde e funciona como um cenário de aprendizagem voltada para crianças em idade escolar, além de ser destinado aos pais e professores. O propósito é aumentar a segurança e reduzir risco de contágio da COVID-19 durante as aulas presenciais.

Franciele ressalta que a ideia inicial para a criação da plataforma foi a falta de ações que envolvessem e incentivassem o público infantil a uma volta às aulas com leveza, tranquilidade e que mantivesse todos os cuidados em meio à Pandemia. “Nossas características do site é para que ele seja educativo e que possa auxiliar nossas crianças no autocuidado. Este processo de 2 anos de criação em que tivemos muitas reuniões, conversas para que no final ficarmos com este belo trabalho”, acrescenta a mestranda.

O site conta com uma série de vídeos educativos que são utilizados com uma estratégia de mediar as ações de educação em saúde no contexto escolar e nas relações de cuidado com as crianças. “É uma plataforma de acesso livre e gratuito, abrangendo a população em geral e que atende aos princípios do SUS (Sistema Único de Saúde). Além de ser um produto de impacto, pois trata de uma necessidade de saúde abordando questões básicas da vida com uma repercussão no social. É uma significação do aprendizado e do cuidado por meio de uma educação permanente além de trazer a importância das políticas de saúde”, comenta a orientadora.

Texto: Gabriela Neto/Estagiária de Jornalismo