MEMÓRIA: 'Homenagem aos professores do passado e do presente' Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/10/2019

A Universidade Franciscana estará presente, toda sexta-feira, na página Memória do Jornal Diário de Santa Maria. O espaço servirá como um disseminador de lembranças trazidas pela UFN, que terão relação com o desenvolvimento da cidade de Santa Maria. Os textos serão produzidos por integrantes da Universidade Franciscana.

Confira a edição de 18 de outubro, com texto escrito pela Reitora da UFN, Profa. Iraní Rupolo.


Ocupar semanalmente esta página instiga a mover o pensamento, revitalizar a memória, descortinar documentos e fatos que deram suporte à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição – FIC e abriram sua projeção para os dias atuais.

Neste mês de outubro em que se comemora o Dia do Professor este é motivo especial para recordar a origem da FIC, cuja missão foi formar professores.

Revisitar o trajeto dos cursos de formação de professores evidencia que tudo foi progressivamente mudando. A formação de professores evoluiu em conhecimento, renovou-se na concepção teórica e prática, posicionou-se pela importância e pelo significado da profissão em todos os níveis educacionais.

A legislação educacional para a formação de professores, se considerarmos a partir do ano de 1955, apresenta um movimento contínuo de dezenas de atualizações. Isso significa que a formação para todos os níveis de ensino, em cada tempo histórico, criou objetivamente a formação em vista a impulsionar o aprimoramento profissional e a educação para cidadania.

Muitas páginas da história da FIC foram escritas com múltiplas experiências, desafios e superações. Todas compartilhadas por milhares de profissionais educadores, gestores, auxiliares, técnico-administrativos e estudantes que moldaram a identidade institucional.

Mais do que lidar com conhecimentos, muitos dos quais rapidamente tornam-se obsoletos, pela formação de professores buscou-se desenvolver a capacidade de pensar, conviver, construir soluções de forma colaborativa, ciente de que a realidade em que se vive, não só a material, mas também a espiritual é de fato, produzida por nós, pois a educação é processo essencial para desenvolver pessoas e a vida em sociedade. 

Legenda: Década de 1950, alunos da FIC em estudos na Biblioteca.



Ao nomear os professores que iniciaram a FIC e a FACEM no ano de 1955 presta-se homenagem a todos os educadores que, em décadas subsequentes, pelo diálogo entre conhecimento e valores, ensino e ciência praticaram a educação como instrumento por excelência de humanização do ser humano em sua convivência social.





Legenda: Professor Afro do Amaral Fontoura, do Rio de Janeiro, convidado especial, ministrando o curso de Dinâmica da Aprendizagem em 1975

Primeiros professores da FIC
Carmem Silveira Netto
Thecla Leopoldina Rambo
Leônidas Maximiliano Didonet
Albino Seibel
Cleonice Aita
José Buzato
Maria Antunes Bernardes
Zilah Almeida Cercal
Gelásio Mombach
Felicidade Silveira Netto

Fonte: Relatório do Reconhecimento da FIC – 1956

Primeiros professores da FACEM
Emília Clarízia
Ilse Menna Barreto
Izidro Agostinho Gai
Lourdes Bueno
Clecy Mayer
Rômulo Zanchi
Romeu Frasseto
Terezinha M. Bolli

Fonte: Relatório do 1º ano escolar do 1º ano da Escola de Enfermagem – 1955.





Legenda: Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo em uma salacolaborativa da UFN, Co Arq.

No registro, da esquerda para direita, os acadêmicos: Taynan Saquet, Eduarda Bayer, Carolina Tessele, Giulia Alberti, AmandaTrenepohl, Felipe Bortoluzzi, Ananda Xavier, Artur Patussi.


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