MEHL e PPGCIMAT realizam Aula Inaugural Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/04/2022

O Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL) e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCIMAT) da Universidade Franciscana (UFN), promoveram na última sexta-feira (01), uma Aula Inaugural integrada para seus estudantes. A atividade teve como tema principal ‘Tecnologias digitais e práticas docentes: provimento, participação e proteção’, abordado pela professora Dênia Falcão, pesquisadora de tecnologias digitais no ensino.

Para o coordenador do MEHL, professor Diego Zanella abordar esse tema é fundamental: “Muitos processos e interações no mundo se utilizam das tecnologias digitais e elas precisam cada vez mais estar presentes também nas práticas docentes e no ensino, assim, os estudantes vão aprendendo e dominando as tecnologias para melhor utilizá-las em suas vidas”. As aulas em 2022 retornaram 100% no formato presencial e o coordenador comenta que a presença do professor e do estudante no mesmo espaço é muito importante para o ensino e aprendizagem, mas ainda assim as tecnologias continuarão presente durante as aulas, pois são utilizadas como ferramenta para aprendizagem.

A professora Thaís do Canto Dorow, coordenadora do PPGCIMAT, também destaca a importância da temática: “As tecnologias digitais são inerentes ao nosso cotidiano e a palestra veio reforçar que essas ferramentas proporcionam uma extensão das nossas capacidades e, não, uma substituição das mesmas, por isso, a necessidade de formação de discentes e docentes”. Para ela, a expectativa que com as aulas presenciais, os estudantes vivenciem e aproveitem mais as oportunidades que os cursos de Pós-graduação e a UFN têm a oferecer: “Os estudantes e professores estão motivados e engajados com as atividades presenciais e o novo ano que inicia”.

Texto e Fotos: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo