Mapeando Memórias instala primeira placa do projeto de roteiro turístico Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/06/2023

O sobrado de 1939 e no estilo art deco, que está em fase final de restauração, foi o escolhido para a instalação da primeira placa do Mapeando Memórias, Projeto de Extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN). Esta ação tem sua metodologia baseada na educação patrimonial, além de despertar a curiosidade sobre a região do centro histórico através do engajamento da comunidade e de laços de pertencimento com o território. O evento foi realizado na noite da quarta-feira (21), na Avenida Rio Branco, e contou com a presença de autoridades municipais, professores e acadêmicos da UFN.

Roteiros do Centro Histórico é o nome da iniciativa que mapeou 33 edificações dos estilos eclético, art deco e modernista do centro de Santa Maria. Em cada uma delas, será instalada uma placa de identificação com um QR Code que direciona os usuários direto o perfil @mapeandohistoriasufn no Instagram que conta a história e apresenta informações sobre os edifícios que integram o roteiro turístico, que terá início na Praça Saldanha Marinho, e podem ser realizados em grupos ou de forma individual.

O Mapeando Memórias é mais uma iniciativa desenvolvida por meio de práticas extensionistas da UFN e agrega, além da Arquitetura e Urbanismo, os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design. A futura arquiteta e integrante do Mapeando Memórias, Ana Laura Cuti, comemora a oportunidade de iniciar este projeto: “Espero que o pessoal se identifique com o projeto e nos acompanhe!”.

A vice-reitora da UFN, Solange Binotto Fagan, frisou a importância do contato entre a Universidade e a comunidade: “A extensão reflete não apenas um projeto, mas já começa a trazer uma interlocução muito grande com a comunidade. Nós precisamos trazer o conhecimento e interagir, a partir dele, para aprender e transformar esses lugares em lugares melhores para a população, para os professores e para os estudantes”. Nos próximos dias, outras 32 placas informativas serão instaladas no percurso que permeia o Distrito Criativo Centro-Gare.

A concretização do projeto também se deu pelo apoio e incentivo da Prefeitura de Santa Maria que abraçou a iniciativa. Durante a inauguração, o vice-prefeito Rodrigo Decimo foi o primeiro a acessar o QR Code. “A UFN sempre foi uma grande parceira desse movimento que é o Distrito Criativo. Essas iniciativas, que vieram antes mesmo do próprio Distrito, se consolidam como mais um grande atrator de pessoas para um olhar diferenciado para essa região da nossa cidade. Esse legado arquitetônico fica agora registrado e divulgado cada vez mais", destacou o vice-prefeito sobre esta compilação de dados históricos e descrições arquitetônicas de edificações santa-marienses.

Texto: Denzel Valiente/UFN TV     |    Colaboração: Márcia Pilar/Jornalista
Imagens: Reprodução/UFN TV