Mais de 20 trabalhos são apresentados na III Mostra de Jogos Digitais da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/12/2019

O curso de Jogos Digitais da Universidade Franciscana realizou sua III Mostra de Jogos, integrando os estudantes matriculados nas disciplinas extensionistas da graduação.

Cerca de 23 jogos foram desenvolvidos, tanto em 2D – jogos com a temática ‘sombra’ –, quanto em 3D – tema livre –, em parceria com outros cursos de Graduação da UFN, como História, Nutrição e Design de Moda.

De acordo com o coordenador de Jogos, professor Ricardo Frohlich da Silva, o momento serve para que os estudantes apresentem seus trabalhos e para que os jogos produzidos por eles sejam conhecidos pela comunidade.

Entre os trabalhos produzidos estava o “Boas Memórias”, que foi desenvolvido em parceria e para o Grupo de Assistência Multidisciplinar Integrada aos Cuidadores e Portadores da Doença de Alzheimer – AMICA.

O jogo foi criado com o objetivo de estimular a memória e o raciocínio das pessoas idosas e demais portadores da doença. A associação de objetos e ações do cotidiano da pessoa são inseridas no jogo, como por exemplo o creme dental, que junto da escova serve para escovar os dentes.

Ainda, foram criados jogos relacionados a conscientização de não dirigir embriagado, o funcionamento de uma hidrelétrica, campos eletromagnéticos, entre outros.

Após a apresentação de cada jogo, dois jurados externos ao curso votam para eleger o melhor jogo de 2019.

Mateus Camargo, mentor do Ambiente de Inovação da UFN e Noélio Heluy Ferreira, representando o Centro de Adestramento Sul – CA Sul do Exército Brasileiro, avaliaram os projetos a partir das seguintes categorias:
- Inovação;
- Mecânica;
- Arte;
- Áudio;
- Diversão;
- Apresentação.

A III Mostra de Jogos Digitais da UFN ocorreu na tarde de sexta-feira, dia 13 de dezembro, no Salão Azul, localizado no Conjunto I da IES.