Liga Acadêmica de Saúde Coletiva participa da Jornada de Agroecologia na Aldeia Guarani Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
01/04/2022

A Universidade Franciscana (UFN) esteve presente na 1° Jornada de Agroecologia da Teia dos Povos em Luta do Rio Grande do Sul. O encontro ocorreu nos dias 19 e 20 de março, na Aldeia Guarani Mbyá – Tekoá Guavitaty Porã, que fica localizada nas proximidades do Distrito Industrial de Santa Maria.

Estiveram presentes no evento cerca de 20 integrantes da Liga Acadêmica de Interprofissionalidade e Saúde Coletiva, formada por estudantes e professores dos Cursos da Área da Saúde da UFN, do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida e do Núcleo de Estudos e Práticas em Saúde Coletiva, além representantes de Quilombolas, Assentamento Carlos Marighella, representatividades estaduais e nacionais da Teia dos Povos em Luta, indígenas da Etnia Guarani, movimento Vila Resistência, trabalhadores da terra, graduação e mídias independentes, como o Coletivo Catarse e Deriva Jornalismo.

Na ocasião, foi montado um espaço de promoção da saúde, com materiais educativos e atendimento básico de saúde. O evento também teve intuito de firmar parcerias para futuras ações e apoiar as causas debatidas na Jornada, como a diversidade, o papel das mulheres na sociedade, o cuidado com a terra e com a vida. Conforme a tradição indígena, foi realizada uma ‘Carijada’, que se trata do preparo artesanal da erva mate para o consumo, um ritual da cultura dos povos indígenas, acompanhado de cantos, danças e celebrações.

A Jornada de Agroecologia oportunizou momentos de integração e aprendizados para os acadêmicos no campo da Saúde Coletiva. “Foi uma experiência única, pois além de conhecer o local e diversas culturas e realidades sociais, foi possível conhecer pessoas de outros Estados que visam uma sociedade mais respeitosa com a natureza e, principalmente, com todos os povos. É imprescindível não se deixar no esquecimento a história do nosso país e dos povos que, muitas vezes, derramaram seu sangue defendendo o mesmo. Para o contexto da saúde, é fundamental ter este olhar ampliado fora dos ambientes comuns de atendimento, como hospitais e Unidades Básicas de Saúde”, comenta Gicelle Martelli, acadêmica do curso de Enfermagem.

Já o estudante do curso de Biomedicina, Cristiano Siqueira, destaca: “A Jornada de Agroecologia na aldeia Guarani em Santa Maria nos mostrou a importância de reconhecer a ancestralidade e a espiritualidade de cada povo que luta para a semente da mudança germinar e se espalhar de modo que respeitem nosso planeta. O profundo conhecimento da natureza, associado à espiritualidade impregnada em nossa vida, trouxe para nós profissionais da área da saúde uma nova experiência de sabedoria”.

A professora do curso de Enfermagem, Fabiana Porto, salienta ter sido uma “oportunidade de vivenciar e refletir junto a todas as lideranças presentes, questões e situações históricas e culturais do Brasil que necessitam ser cada vez mais discutidas junto a outras comunidades, com professores e estudantes, para o fortalecimento democrático, igualitário e ético da sociedade”.

Vale lembrar que a Liga Acadêmica de Interprofissionalidade e Saúde Coletiva busca atuar de modo colaborativo em diferentes espaços sociais, articulando saberes e práticas científicas e populares. Para isso, utiliza abordagens educativas, dialógicas e participativas com vistas à promoção da saúde, atuando por meio de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária.

Texto: Gabriela Neto/Estudante de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Liga Acadêmica de Saúde Coletiva e Deriva Jornalismo